EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 30 de agosto de 2012 às 18h11.
Como avaliar se tenho perfil para uma franquia?
Respondido por Adir Ribeiro, especialista em franquias
Em um negócio do tipo franquia, o empreendedor pode tem os direitos de uso de uma marca e de um sistema de negócios que já foi testado em vários mercados. Para que o negócio funcione, o franqueador deve estabelecer critérios claros de expansão e o perfil de franqueado ideal. Apesar de a franquia apresentar baixa taxa de mortalidade, há riscos.
Não pode haver a sensação de que é só comprar a franquia e o sucesso será garantido. Mesmo com o poder da marca, o sistema de negócios, o mix de produtos e outros aspectos importantes, será crucial a participação do franqueado no dia a dia do negócio, o entendimento do mercado e a gestão da franquia de maneira estruturada.
Por isso, é recomendável que o candidato à aquisição de uma franquia realize uma auto avaliação bastante criteriosa e sincera, antes da tomada de decisão final. Avalie, em primeiro plano, os seguintes aspectos:
1. Você se identifica com o negócio?
É perceptível que quanto maior a identidade com o negócio, maior será a chance de sucesso.
2. Quais são as suas reais ambições?
Pense aonde quer chegar, se pretende manter só uma unidade e por quanto tempo.
3. Você entende que qualquer negócio tem riscos?
Reflita sobre ter um negócio próprio e os riscos que isso representa. Mais uma vez, lembre-se de que franquia não é sinônimo de sucesso garantido e de retorno do investimento em prazos curtos.
4. Você se encaixa no perfil da marca?
Avalie se o seu perfil como candidato se encaixa com o ideal desejado pela franqueadora.
5. Como você se vê no futuro?
Procure imaginar-se em um futuro próximo tocando o negócio franqueado e avaliar se está alinhado com as ambições e sonhos já construídos.
Esse é um processo de grande relevância para o candidato e que pode ser decisivo para o sucesso do negócio.