PME

5 lições que os empreendedores não aprendem na faculdade

Eduardo Ferraz lista o que é preciso saber para fazer uma boa gestão do pequeno negócio

Jovem estudando e escrevendo em bancada (Photo Pin)

Jovem estudando e escrevendo em bancada (Photo Pin)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2013 às 09h48.

5 lições que os empreendedores não aprendem na faculdade

Respondido por Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas

Basicamente, existem dois grandes tipos de conhecimento que podemos assimilar para fazer uma boa gestão na empresa: o conhecimento explícito e o conhecimento tácito.

O conhecimento explícito tem relação com conceitos teóricos e é aprendido desde a alfabetização até a faculdade ou pós-graduações, bem como em treinamentos técnicos, e está sistematizado em livros, teses acadêmicas ou manuais de instruções. Para simplificar, seria como fazer um bolo usando uma receita que já foi testada e funcionou bem milhares de vezes.

O conhecimento tácito é o saber como fazer e está relacionado às habilidades que se adquirem com a experiência prática. Esse conhecimento é aquele que nos permite andar de bicicleta de olhos fechados, falar ao telefone e navegar na internet ao mesmo tempo ou preparar um bolo sem usar receita. É um tipo de conhecimento que só se aprende fazendo e não há como transformá-lo em manuais de treinamento. 

Aprende-se muita teoria interessante no ensino tradicional, mas o que realmente faz a diferença são as lições que o gestor só aprende na base da tentativa e erro, ou seja, aqueles conhecimentos que só a vida ensina. Vamos a alguns exemplos:

1. Saber quando alguém está mentindo
Não existe manual técnico capaz de identificar mentiras. Entretanto, há pessoas que identificam sinais que só elas percebem.

2. Quando desistir de um projeto
Só depois de muitos anos de vivência prática o gestor aprende a hora de parar. Quem já perdeu muito por teimosia costuma aprender da pior maneira, mas jamais esquece.

3. Acertar na contratação de funcionários
Por mais que se siga um ótimo roteiro teórico, a experiência, que muitos chamam de intuição, faz enorme diferença na hora selecionar as pessoas que darão certo em sua empresa.

4. Mediar conflitos
Existem excelentes cursos de negociação, mas nenhum ensina o “timing” exato de como desarmar ou evitar conflitos graves.

5. Começar um novo negócio
Os riscos de empreender são muito altos e quem já fracassou e acertou muitas vezes tem uma chance de sucesso bem maior que os meramente teóricos.

Acompanhe tudo sobre:dicas-para-seu-negocioEnsino superiorFaculdades e universidadesGestão de pessoasPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar