PME

5 dicas para organizar um evento na sua empresa

Para não ter dor de cabeça e causar uma boa impressão nos clientes, siga as dicas de uma especialista no assunto

Sala de reunião (Stock.xchng)

Sala de reunião (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2011 às 10h45.

São Paulo – Uma pequena reunião ou um coquetel para apresentar um novo produto. Impressionar os clientes e colaboradores durante um evento deste tipo é extremamente importante para as pequenas empresas. São nessas ocasiões em que os clientes notam o profissionalismo e a excelência do negócio.

Além disso, deixar o cliente mais confortável e recebê-lo de maneira agradável pode até ser um reforço para consolidar a venda. Mesmo com pouca verba, os empreendedores podem sozinhos organizar um evento.

A especialista no assunto Adriana Máximo, diretora da Techne Comunicação e Eventos, explica como preparar um evento desde sua concepção até a organização.

Tenha uma estratégia
Mais do que fazer networking e agradar os clientes, os eventos são uma estratégia de marketing. Para Adriana, alinhar a equipe e ter uma estratégia bem definida são essenciais para o sucesso da ocasião. “Evento que não dialoga com as políticas e o posicionamento da marca ou empresa no mercado é dinheiro jogado fora”, explica.

Crie um clima agradável
O ambiente do evento é tão importante quanto as conversas de negócios. Busque um espaço compatível com a quantidade de funcionários. Espalhe cadeiras, poltronas e mesas para as pessoas descansarem e deixarem taças e copos. Mantenha espaços vazios para os convidados circularem também. “Não é coerente escolher um lugar apertado e esperar que os clientes tenham uma boa impressão. A escolha do espaço errado vai impactar de modo negativo a marca, produto e negócio”, diz.


Busque uma equipe qualificada
Ao contratar alguém para fornecer quitutes e bebidas para o evento, procure referências e não aposte em um mesmo fornecedor para todas as atividades. Segundo Adriana, responsabilidade, pontualidade, consistência, criatividade, boas práticas de trabalho e flexibilidade na negociação de custos são essenciais. “Busque referência da empresa que irá contratar, somente dessa maneira se conseguirá o melhor benefício por um custo bastante minimizado”, explica.

Participe da organização
Deixar a organização completa de um evento nas mãos de empresas terceirizadas pode ser um risco. Por isso, conheça todos os funcionários que participarão da ocasião e dê as coordenadas de como eles devem agir. Se uma pessoa for grosseira com o seu cliente, isso afeta a imagem da sua empresa. “Mantenha sempre um contato amistoso e frequente, levando o fornecedor a comprar suas ideias, tornando aquilo um desafio para ele. Não esqueça que em um evento tudo é encantamento”, conta Adriana.

Montagem
Para a especialista, o período que se tem para montagem de um evento é tão importante quanto o tempo de realização. “As pessoas tendem a querer economizar quando se trata de locar o espaço especificamente para montagem ou acabam caindo em outro erro que é a escolha errada do local do evento”, explica Adriana. A dica é ter sempre que possível uma margem maior de tempo, para corrigir possíveis imprevistos. “Você terá um custo a mais em seu orçamento, mas que te dará muita tranquilidade e confiança na realização”, completa.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEscritóriosEventosPequenas empresasSedes de empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar