Empreendedores em uma reunião com laptop (Thinkstock)
Da Redação
Publicado em 1 de março de 2015 às 09h00.
A Internet se tornou ferramenta essencial no cotidiano, em que o usuário faz desde compras até novas amizades. Assim, possuir um site é o primeiro passo para que sua marca seja lembrada e reconhecida pelos consumidores.
Entretanto, apenas ter um domínio e uma página pronta não é suficiente. Hoje as pessoas querem um design limpo, simples e de fácil navegação, para que encontrem o que procuram de forma simples e objetiva. Veja cinco dicas para deixar seu site mais funcional e eficiente:
1. Defina o objetivo
É o ponto de partida para qualquer projeto de criação de sites. A empresa ou o profissional precisam definir a finalidade e a meta do endereço virtual, mesmo que seja puramente institucional. Isso faz com que os desenvolvedores possam estipular os melhores elementos para a página.
2. Planeje a arquitetura
É preciso planejar a arquitetura da informação, colocando os elementos corretos em seus respectivos lugares. As regiões nobres da página (como o menu superior) devem privilegiar o que foi definido na meta. Por exemplo, se a empresa quer que os usuários preencham formulários de contatos, esta seção pede um bom destaque.
3. Utilize técnicas de SEO
O simples fato de utilizar imagens com nomes corretos, colocando as melhores tags e deixando o site mais leve ajudam a incrementar o posicionamento em listas de buscas. Isso porque os buscadores costumam dar boas notas para páginas que sabem trabalhar com o conteúdo, elevando naturalmente sua posição e garantindo até mesmo uma visibilidade gratuita para a marca.
4. Faça testes AB
Se o profissional está em dúvida sobre o formato do layout, a cor dos elementos ou até mesmo a posição, a recomendação é fazer testes constantes para chegar ao modelo mais adequado. Basta criar páginas com algumas propostas e verificar qual teve melhor aderência perante o público.
5. Mensure
Por fim, mensure tudo. Diferente de uma mídia offline, o site sempre pode ser avaliado por diferentes métricas. Com os dados em mãos, a empresa cria um mapa de navegação do projeto, identificando as áreas que mais prenderam a atenção do usuário, e até mesmo estipular um funil de metas. Dessa forma, garantem um aperfeiçoamento constante da página e principalmente o alinhamento com o objetivo proposto no início do projeto.
*Artigo por Rodrigo de Oliveira Neves, CEO da VitaminaWeb