PME

5 dicas de empreendedores para unir inovação ao lucro

Estudo da Ernst & Young indica que inovação é fator crítico para o crescimento dos negócios

Tenho uma ideia de startup. Como começar? (Massimo Barbieri/Creative Commons)

Tenho uma ideia de startup. Como começar? (Massimo Barbieri/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2010 às 09h51.

São Paulo -  A inovação é fundamental para o sucesso de um negócio. É o que indica um estudo feito pela Ernst & Young junto a uma base de 263 empresários que concorreram ao prêmio Empreendedor do Ano, promovido pela consultoria.

Segundo o estudo, 82% dos empreendedores acreditam que a inovação foi um fator crítico para o crescimento do seu negócio e o mesmo porcentual acredita que esta é uma vantagem importante que sua empresa possui sobre a concorrência.

A pesquisa indicou ainda que 49% dos empreendedores acreditam que fica mais difícil inovar à medida que o negócio cresce e 39% admitem ainda que a inovação está concentrada em uma área do negócio, mas não necessariamente permeia toda a empresa.

A pesquisa foi realizada no terceiro trimestre deste ano, com executivos de todas as regiões do globo.

Com base nos relatos dos empreendedores, a Ernst & Young destacou ainda as cinco lições para conectar inovação e lucro. Confira:

1. Não deixe a inovação de fora da sua estratégia
“A inovação é o combustível que vai alimentar o rápido crescimento da sua empresa na sua
viagem rumo à liderança do mercado.Muitas empresas falham em definir prioridades estratégicas para inovação, ou o fazem mal. Faça da inovação um assunto prioritário.”

2. Seu poder de inovar o torna único – não o perca
“Conforme seu negócio cresce, você precisa manter o espírito criativo vivo. O pensamento burocrático pode matar a inovação em um piscar de olhos. É responsabilidade do líder promover uma cultura criativa.”

3. Boas ideias são valiosas demais para serem desperdiçadas
“Ideias transformadoras são como ouro em pó: difícil encontrar, fácil de perder. Sua busca e seu processo de desenvolvimento devem ser rigorosamente gerenciados e devem permeara  empresa inteira. A inovação precisa ser organizada.”

4. Encontre o equilíbrio entre a mente aberta e o pé no chão
“Empresas de rápido crescimento devem juntar criatividade e lucro. Se você não consegue transformar suas ideias em novos produtos e serviços que contribuam para o negócio, sua trajetória rumo à liderança de mercado vai desacelerar ou parar. Você precisa encontrar o equilíbrio certo entre soltar a imaginação e fazer dinheiro.”

5. Repense como o seu modelo de negócios funciona, não só o que ele faz
“Os empreendedores muitas vezes são brilhantes para pensar novos produtos e serviços. Mas, para manter o crescimento rápido, você precisa aplicar a mesmo cultura inovadoras à forma como gere o seu negócio, não apenas o que ele faz.”

Acompanhe tudo sobre:InovaçãoPequenas empresasStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar