PME

5 conselhos para se dar bem em um meetup

Especialista fala sobre o que os empreendedores precisam saber para aproveitar o momento

Pessoas conversando (Wikimedia Commons)

Pessoas conversando (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2013 às 14h06.

5 conselhos para se dar bem em um meetup
Respondido por Cassio Spina, especialista em startups

Os meetups são encontros de empreendedores, investidores e desenvolvedores. São ótimas oportunidades para não só estabelecer novos contatos, mas também trocar ideias, ter contato com experiências de outros empreendedores, encontrar sócios/colaboradores, além de conhecer novas oportunidades de negócio.

Especialmente para aqueles que nunca participaram antes de um meetup, vale a pena ir junto com algum amigo que já tenha estado em eventos deste tipo, ele poderá orientá-lo melhor sobre o funcionamento. Para aproveitar o máximo destas oportunidades, algumas regras básicas são essenciais:

1. Perca a inibição e se apresente para outras pessoas que estejam no evento, mas seguindo as regras de etiqueta básica, como não interromper conversas em andamento, pedir permissão para se apresentar e ser transparente sobre o seu interesse.

2. Não exagere na sua apresentação. Seja sucinto, apresentando o que você faz e eventualmente o que está buscando (ex.: investimento, sócio, colaborador, etc.) em poucos minutos. Se estiver inseguro, pratique antes seu pitch no espelho, para familiares ou amigos.

3. Não se esqueça de levar (muitos) cartões de visita, eles serão a sua “moeda” para “trocar figurinhas” com outros participantes e poder evoluir nos contatos futuros.

4. Após o evento, envie um e-mail para os contatos que fez, mas também seja sucinto, escreva no máximo dois parágrafos e espere demonstração do interesse da outra parte em saber mais para enviar informações detalhadas.

5. Esteja disposto, além de falar, a ouvir bastante. Pense nas perguntas que gostaria de fazer para conhecer um pouco os interesses da outra pessoa.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioPequenas empresasStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar