-
1. Presentes
zoom_out_map
1/22 (Thinkstock)
São Paulo - Datas comemorativas são uma oportunidade para quem é dono de um empreendimento. Com o
Dia dos Pais não é diferente,
mesmo em uma época de crise econômica e pouco dinheiro no bolso do cliente. Por isso, selecionamos alguns negócios próprios ou redes de franquias que faturam mais com a chegada do Dia dos Pais, em compararação com períodos típicos (sem datas comemorativas) ou com a média de vendas no ano todo. Os dados são baseados em resultados anteriores, e não em projeções. Os empreendimentos contam também por que o movimento é maior no período, o que serve de inspiração aos
empreendedores que querem se dar bem com a chegada do Dia dos Pais. Para redes que trabalham com franquias, colocamos o investimento inicial e o prazo de retorno do modelo visto na foto. Todas as informações foram fornecidas pelos próprios negócios.
-
2. Academia Store
zoom_out_map
2/22 (Divulgação)
A Academia Store é a rede de lojas oficial do Palmeiras, vendendo itens relacionados ao time de futebol. As franquias são administradas pela Meltex, que também cuida das redes Santos na Área (do time Santos) e GrêmioMania (do time Grêmio). Essas lojas se beneficiam de forma similar à Academia Store com a chegada do Dia dos Pais. Por que fatura mais no Dia dos Pais? Os produtos para o público masculino representam 70% das vendas da loja. Durante a data, a marca lança campanhas de marketing para incentivar a compra de presentes de diversas faixas de preço.
Quanto? As vendas aumentam em 60% em relação a um período típico de vendas. Academia Store (modelo loja)
Investimento inicial: 300 mil reais
Prazo de retorno: a partir de 18 meses
-
3. Buddha Spa
zoom_out_map
3/22 (Divulgação)
A Buddha Spa é uma rede de franquias de centros voltados ao bem-estar, ao relaxamento e à estética. Por que fatura mais no Dia dos Pais? A marca afirma que a vaidade masculina é cada vez mais uma tendência. Muitos filhos querem sair do presente convencional e optam por oferecer uma experiência ao pai, como uma massagem ou um tratamento. Quanto? A rede apresenta um aumento de 25% na venda de vouchers nas unidades, em relação aos meses típicos. No e-commerce da Buddha Spa, o aumento sobe para 60%. Buddha Spa (modelo único)
Investimento inicial: 100 mil reais
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
-
4. Clínicas Vanessa Silveira
zoom_out_map
4/22 (Divulgação)
A rede de clínicas Vanessa Silveira trabalha com procedimentos estéticos, como micropigmentação e micropintura.
Por que fatura mais no Dia dos Pais? Segundo a marca, 60% dos clientes são do sexo masculino. Durante o período, filhos aproveitam promoções para presentear os pais com procedimentos como micropigmentação para corrigir calvície.
Quanto? As vendas durante a época aumentam em 20%, comparando com um mês típico. Vanessa Silveira (modelo tradicional)
Investimento inicial: 110 mil reais
Prazo de retorno: 15 a 24 meses
-
5. Clubeer
zoom_out_map
5/22 (Divulgação)
O Clubeer é uma loja virtual e um clube de assinatura para cervejas artesanais, nacionais ou importadas. Por que fatura mais no Dia dos Pais? A marca afirma que, pelo mesmo valor de uma camiseta ou gravata, é possível dar a seleção de cervejas, que têm a vantagem de poderem ser consumidas juntas com quem deu o presente. A ideia de que o presente pode ser repetido por quantos meses for desejado, por ser um clube de assinaturas, também é atrativa.
Quanto? O aumento das vendas varia de 14% a 20% durante os dez dias que antecedem a data comemorativa, em comparação com a venda média do ano.
-
6. Dr. Jones
zoom_out_map
6/22 (Divulgação)
A Dr. Jones é uma marca especializada em cosméticos voltados ao público masculino. Por que fatura mais no Dia dos Pais? Segundo a marca, o Dia dos Pais é a única data "promocional" relevante que é exclusivamente masculina, e por isso a procura por produtos para homens é muito grande.
Quanto? O volume de vendas é cerca de três vezes maior, comparando com a média de vendas por mês. O Dia dos Pais é a segunda data mais forte do ano para a Dr. Jones, atrás apenas do Natal.
-
7. EspetoFlex
zoom_out_map
7/22 (Divulgação)
A EspetoFlex trabalha com a fabricação de um espeto giratório movido à pilha, que transforma qualquer churrasqueira em uma rotativa. Por que fatura mais no Dia dos Pais? A rede afirma que, tradicionalmente, o homem é uma pessoa difícil de ser presenteada. Como o churrasco é uma unanimidade nacional, o espetoflex seria um presente natural para quem deseja presentear com criatividade, mas com baixo custo.
Quanto? O movimento de Dia dos Pais gera uma venda de mais de 8 mil unidades mensais, contra as 5 mil habituais para os demais meses do ano, com exceção de dezembro (no Natal, as vendas se equiparam às vistas no Dia dos Pais).
-
8. Giuliana Flores
zoom_out_map
8/22 (Divulgação)
A Giuliana Flores é um e-commerce especializado em flores e presentes. A marca também conta com uma loja física e dois quiosques. Por que fatura mais no Dia dos Pais? Mesmo tendo como forte as flores, a empresa conta que está se especializando na venda de gifts, como cervejas, vinhos e taças. O Dia dos Pais aumenta a procura por esses novos produtos, comparando com uma época sem datas comemorativas.
Quanto? O Dia dos Pais faz o volume de pedidos crescer em 30% na semana da data, em comparação com uma semana típica.
-
9. Imaginarium
zoom_out_map
9/22 (Divulgação)
A Imaginarium é um negócio que trabalho com presentes e itens de decoração criativos.
Por que fatura mais no Dia dos Pais? A marca tem produtos especiais para a data. Os mais procurados são as vitrolas, os eletrônicos, os carrinhos e baldes de cerveja, as almofadas, os porta retratos, os copos e canecas, os abridores de cerveja, a tábua de queijos, os aventais divertidos e o kit de vinhos.
Quanto? A Imaginarium fatura 20% a mais nessa época. Imaginarium (modelo Master)
Investimento inicial: 368 mil reais
Prazo de retorno: de 28 a 40 meses
-
10. Iron Studios
zoom_out_map
10/22 (Divulgação)
A Iron Studios é um negócio que desenvolve e produz figuras colecionáveis oficiais, com diversos detalhes. Por que fatura mais no Dia dos Pais? Segundo a marca, os presenteadores buscam algo que remeta à nostalgia do pai. Por isso, presentes de filmes antigos possuem boas vendas nessa época do ano e servem como uma decoração para escritório, por exemplo. Quanto? Comparando com a média de meses típicos, o Dia dos Pais faz o volume de pedidos crescer em 10%.
-
11. Liga Retrô
zoom_out_map
11/22 (Divulgação)
A Liga Retrô é uma rede de franquias especializada em comercializar réplicas de camisas antigas de futebol. Por que fatura mais no Dia dos Pais? A maioria do público da Liga Retrô é masculino. Por isso, a busca por presentes da marca aumenta nessa data comemorativa. Quanto? As vendas da marca aumentam em 40%, comparando com um mês típico. Liga Retrô (quiosque)
Investimento inicial: 93 mil reais
Prazo de retorno: 12 meses
-
12. Mens Market
zoom_out_map
12/22 (Divulgação)
A Men's Market é um e-commerce que vende produtos cosméticos e de estilo de vida, com foco exclusivo no público masculino. Por que fatura mais no Dia dos Pais? O site conta que a data é a segunda melhor nas vendas do negócio, perdendo apenas para o Natal, por ser uma opção para procurar presentes aos pais. Os principais produtos buscados são conjuntos de barbear, carteiras, perfumes e kits para academia. Quanto? A loja fatura 22% a mais na época, em comparação com o faturamento médio de um mês típico.
-
13. Mr. Beer
zoom_out_map
13/22 (Divulgação/Mr. Beer Cervejas Especiais)
A Mr. Beer é uma rede de franquias que trabalha com cervejas artesanais. Por que fatura mais no Dia dos Pais? A rede afirma que o Dia dos Pais é uma data comemorativa muito forte no calendário brasileiro, e que o nicho de mercado da Mr. Beer, de cervejas artesanais, cada vez mais se torna uma opção de presente para os pais. Quanto? A rede fatura 45% em relação à media dos demais meses, excluindo dezembro, mês do Natal. Mr. Beer (modelo quiosque)
Investimento inicial: 79 mil reais
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
-
14. Nexar
zoom_out_map
14/22 (Divulgação)
A Nexar trabalha com itens de informática, eletrônicos e tecnologia digital. Por que fatura mais no Dia dos Pais? Segundo a empresa, os produtos da rede são uma boa opção para presentear os pais e por isso são muito procurados na data. Os aparelhos celulares são os itens mais vendidos. Quanto? Agosto apresenta um faturamento em média 40% maior do que o faturamento médio do primeiro semestre. Nexar (modelo loja)
Investimento inicial: 520 mil reais
Prazo de retorno: 36 a 48 meses
-
15. Side Walk
zoom_out_map
15/22 (Divulgação)
A Side Walk é uma rede de franquias que trabalha com roupas, calçados e acessórios femininos e masculinos. Por que fatura mais no Dia dos Pais? Segundo a marca, o movimento aumenta por conta da variedade de produtos oferecido ao cliente. A Side Walk trabalha com sapatos, camisas, polos, bermudas, calças e acessórios. Assim, em um único lugar, o consumidor pode encontrar várias opções para presentear o pai. Quanto? A rede fatura entre 20% e 25% a mais no Dia dos Pais, em relação ao faturamento de um mês típico. Side Walk (modelo loja)
Investimento inicial: 360 mil reais
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
-
16. Shop4Men
zoom_out_map
16/22 (Divulgação)
A Shop4Men é um e-commerce especializado na venda de produtos de cuidado pessoal ao público masculino. Por que fatura mais no Dia dos Pais? A marca afirma que procura no site por produtos para presentear o pai aumenta significativamente na data. Para de fato transformar o acesso em venda, a Shop4Men vende kits feitos exclusivamente para o Dia dos Pais. Quanto? A loja fatura 25% a mais por conta da data, comparando com a média de vendas em períodos típicos.
-
17. Sketch
zoom_out_map
17/22 (Divulgação)
A Sketch atua no setor de moda masculina (roupas e acessórios). Por que fatura mais no Dia dos Pais? Muitos consumidores da marca procuram os produtos da marca, em estilos como social, casual, relax ou sport fino, para presentear os pais. Quanto? A Sketch dobra as vendas neste mês, em relação a um mês típico. Essa é a segunda data mais importante para a empresa, atrás apenas do Natal. Sketch (modelo loja)
Investimento inicial: 270 mil reais
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
-
18. Skillus
zoom_out_map
18/22 (Divulgação)
A Skillus é uma rede de franquias de unidades que vendem joias folheadas a ouro 18 quilates.
Por que fatura mais no Dia dos Pais? A marca prepara um catálogo exclusivo para a data, com sugestões de presentes masculinos. Além disso, as joias folheadas custam menos do que as confeccionadas com ouro puro, o que faz com que as vendas aumentem diante desse período de crise.
Quanto? O faturamento cresce 10% na época, comparando com a média anual de faturamento.
Skillus (modelo loja)
Investimento inicial: 125 mil reais
Prazo de retorno: 18 meses
-
19. Toyshow
zoom_out_map
19/22 (Divulgação)
A Toyshow trabalha com produtos geeks e nerds. A rede tem um e-commerce desde 2013 e, neste ano, abriu uma loja física.
Por que fatura mais no Dia dos Pais? A empresa afirma que seu público é adulto e, nesta época, é possível perceber a procura de esposas por produtos para seus maridos. Além disso, a marca faz ações de marketing e oferece descontos, especialmente neste ano, com produtos mais baratos por conta da crise econômica.
Quanto? A marca fatura no mínimo 10% a mais durante a data, em comparação a um mês típico (sem datas comemorativas).
-
20. Uatt?
zoom_out_map
20/22 (Divulgação)
A Uatt? é uma rede de franquias que trabalha com presentes e itens decorativos. Por que fatura mais com o Dia dos Pais? A marca diz que fatura mais no Dia dos Pais porque possui um mix de produtos diferenciados, ideiais para presentear. Também aponta como motivo de alta nas vendas o fato de que são as mulheres quem costumam comprar o presente, e estas são as principais visitantes da Uatt?. Quanto? A marca fatura cerca de 25% a mais no período, em comparação com a média do ano todo. Uatt? (modelo loja)
investimento inicial: 103,6 mil reais
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
-
21. Vinho & Ponto
zoom_out_map
21/22 (Divulgação)
A Vinho & Ponto é uma rede de franquias que trabalha com a venda de vinhos, importados pela franqueadora.
Por que fatura mais no Dia dos Pais? A marca atribui a alta no faturamento a dois motivos: o crescimento generalizado do consumo de vinhos no país, o que o torna uma opção de presente cada vez mais frequente; e o fato do Dia dos Pais ser durante o inverno, o que aumenta o consumo de vinhos.
Quanto? As vendas aumentam 25% em relação às semanas sem datas comemorativas. O Dia dos Pais é o segundo melhor momento do ano para a Vinho & Ponto, superando a Semana Santa e perdendo apenas para o Natal.
Vinho & Ponto (modelo loja)
Investimento inicial: 139 mil reais
Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
-
22. Veja agora como contornar a recessão na sua empresa:
zoom_out_map
22/22 (ThinkStock/sjenner13)