Pessoa fazendo prova (Stock.xchng)
Da Redação
Publicado em 17 de novembro de 2011 às 05h00.
São Paulo – Contas, estoque, funcionários, impostos. Vida de empreendedor costuma exigir dedicação quase integral ao negócio. Para manter a empresa rentável, é preciso ter conhecimento em várias áreas.
Pensando em quem não tem muito tempo de sobra, mas quer se preparar para gerir bem uma empresa, diversas instituições oferecem cursos rápidos neste fim de ano e no começo do próximo ano. É melhor aproveitar e começar 2012 com novas ideias em prática.
Escolha o tema que mais te interessa:
1. Finanças
2. Vendas
3. Gestão
4. Recursos Humanos
5. Negócios digitais
6. Empreendedorismo
Acompanhar de perto o fluxo de caixa e toda a vida financeira da empresa aumenta a perspectiva de futuros investimentos. Em São Paulo, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) oferece um curso para quem deseja aperfeiçoar a administração financeira. Com 15 horas, o módulo Administração financeira para pequenas e médias empresas custa 840 reais.
Em Belo Horizonte, o Ibmec aborda a otimização do controle das contas a receber, como identificar fraude, a importância da administração do caixa, procedimentos para evitar inadimplência e o impacto no relacionamento com o cliente no curso Arrecadação, cobrança e fraude – otimizando seu contas a receber. As aulas duram dois dias.
Pela internet, a Fundação Getulio Vargas (FGV Online) mostra a relação dos resultados gerados a partir do planejamento estratégico e a leitura que pode ser feita do orçamento sobre o desempenho da empresa. O curso de Orçamento Empresarial acontece no dia 9 de dezembro e custa 780 reais.
Manter um preço atrativo aos consumidores e que traga retorno à empresa é um dos desafios das vendas. O curso Produto, Marca e Serviços da FGV Online trabalha com propostas de análise dos produtos com melhor saída e sua exploração, como valorizar a embalagem, conceitos e atributos da marca. As aulas são online, com duração de 5 horas e gratuitas.
Já a ESPM e a Fundação Instituto de Administração (FIA) analisam estratégias de maximização do lucro, relação de custos e preços e elaboração de plano de resultados para 2012. O curso Como obter lucro melhorando a performance de custos e preços acontece na ESPM, em janeiro e custa 730 reais. A FIA oferece o módulo Planejamento do lucro em empresas de pequeno e médio porte a partir do dia 21 de novembro.
Uma das ferramentas de um bom gestor é o poder da negociação. As técnicas para negociar bem é tema um dos cursos oferecidos pela Trevisan Escola de Negócios, em São Paulo, em janeiro. Na mesma área, o Insper oferece um curso com foco na visão estratégica e gestão de conflitos, para manter o relacionamento entre líder e membros da equipe. As aulas vão de 24 a 25 de novembro.
O processo de liderança é destaque em um curso da FGV Online, com destaque à gestão participativa, o poder de provocar mudanças e os obstáculos impostos. O curso chamado Estilo de Gestão e Liderança dura 30 horas e custa 780 reais.
A ESPM fala das características da governança familiar e corporativa em curso presencial em São Paulo. O módulo custa 730 reais e dura um mês.
Em Minas Gerais, o Ibmec destaca o peso da competitividade para se manter no mercado com foco na logística. Será trabalhado o desenvolvimento de soluções e a implantação de processos nessa área, integrando conceitos de finanças e gestão de projetos. As aulas duram 24 horas.
Pensando nos processos que aperfeiçoem o funcionamento da empresa e aumentem o lucro, o Sebrae EAD oferece a partir de janeiro um curso online sobre o sistema 5Ss para a gestão de pequenos negócios. De graça, é possível fazer o curso quando quiser, sem depender da formação de uma turma para começar.
Quando o assunto é lidar com pessoas, há quem torça o nariz. Comandar uma equipe para gerar lucro à empresa não parece tarefa simples para um empresário.
A gestão de pessoas, contratações e resolução de conflitos são algumas das abordagens dos cursos. O módulo Gestão de Pessoas, da Trevisan, dura 16 horas. Online, o curso Contratação de Trabalhadores, da FGV Online, é de graça.
É crescente a consciência do empresário em aliar o empreendimento físico ao mundo digital. Este tem sido um campo promissor para a geração de novos negócios. O empreendedorismo ligado a ideias inovadoras através do uso da internet é tema de cursos para quem tem curiosidade e interesse em investir nestas áreas.
A Endeavor promove a Rede Innova, conferência sobre inovação, internet e negócios. Parte da Semana Global de Empreendedorismo, o curso acontece nos dias 29 e 30 de novembro e custa 550 reais.
Online, o Sebrae oferece o módulo Internet para pequenos negócios a partir de janeiro. As aulas são de graça.
Especialistas gostam de destacar que a principal característica de um empreendedor é a coragem de assumir riscos. Bem debatidos e planejados, viram oportunidade de inovação e sucesso. Alguns cursos trazem desde os conceitos básicos do “ser empreendedor” às mudanças internas para buscar competitividade no mercado.
O destaque é para a Semana Global do Empreendedorismo, com agenda em diversos estados e pela internet. As atividades vão até o dia 20 e incluem meetups, palestras e cursos.
No Rio de Janeiro, o CDPV realiza um evento de imersão para empresários, com abordagem em liderança, recursos humanos, marketing, vendas e finanças.
Acontece no dia 26 de novembro e custa 852 reais. Para todo o Brasil, o Ibmec Online oferece um módulo online sobre empreendedorismo, com duração de 30 horas e custo de 680 reais.