-
1. Em alta
zoom_out_map
1/11 (Dreamstime.com)
São Paulo – Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de
franquias espera faturar 120 bilhões de reais em 2013, batendo recorde na história do setor. Em quantidade de lojas, o crescimento deve ser de 10%, alcançando 115 mil franquias. Em meio a tantas opções, os
empreendedores costumam ter dúvidas sobre quais setores e
marcas investir. Para ajudar, EXAME.com ouviu os consultores Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt, Adir Ribeiro, sócio-diretor e fundador da Praxis Business, e Luis Henrique Stockler, sócio-diretor da ba}Stockler, para saber quais são as áreas para franquias que estarão em alta neste ano.
-
2. Alimentação saudável
zoom_out_map
2/11 (StockXchng/Reprodução)
Com índices de obesidade cada vez maiores, a preocupação com a saúde e a alimentação aumenta. Por isso, as redes de alimentação saudáveis devem se destacar neste ano. “São exemplos franquias de saladas especiais, grelhados, sucos e sanduíches de baixa caloria”, diz Claudia. Vale lembrar que o segmento de alimentação fora de casa, como um todo, é promessa para 2013. “As praças de alimentação já são dominadas por redes de franquias, representado mais de 90% de sua ocupação. É o setor mais bem estruturado do franchising”, explica Stockler. O investimento médio é de 185 mil reais.
-
3. Pet Shop
zoom_out_map
3/11 (Mariana Figueroa / Stock Xchng)
O mercado de produtos e serviços para animais domésticos no Brasil já é bilionário. A previsão de faturamento para 2012 era de quase 13 bilhões de reais. “Este é um setor enorme da economia, ou melhor, do consumo das famílias, ainda muito pulverizado e sem nenhuma rede de expressão nacional. Quem se estabelecer agora se tornará referência de mercado”, opina Stockler.
-
4. Franquias baratas
zoom_out_map
4/11 (Marcos Santos/USP Imagens)
Por mais um ano, as microfranquias, negócios com investimento de até 50 mil reais, devem continuar crescendo. Geralmente, as oportunidades estão mais na área de serviços. “As microfranquias, em especial aquelas com serviços domésticos e voltados para cuidados com idosos, e pequenos reparos, devem estar em alta”, diz Claudia. Estes negócios representam 17% do total de marcas e 4% do faturamento do setor, ou seja, 3,7 bilhões de reais, segundo a ABF.
-
5. Serviços para carros
zoom_out_map
5/11 (Getty Images)
O Brasil já tem mais de 70 milhões de veículos registrados, um mercado e tanto para as franquias de serviços automotivos. Há negócios nas áreas de manutenção, reparos, instalação e venda de acessórios. “Esta frota precisa de serviços e produtos. O mercado ainda é bastante pulverizado, com muitas empresas independentes fora de grandes redes. As franquias existentes têm bom desempenho e vão liderar este processo de consolidação”, explica Stockler. O investimento médio é de 210 mil reais.
-
6. Roupas e sapatos
zoom_out_map
6/11 (Getty Images)
Outra tendência que ganha força no mercado de franquias é o de indústrias entrando para o varejo, especialmente nas áreas de roupas e sapatos. Um exemplo de consolidação do tipo é o da Hering, que está entre as que mais vendem no Brasil. “As indústrias do ramo de vestuário e calçados vão continuar entrando para o varejo via o franchising”, reforça Claudia. O investimento médio é de 155 mil reais.
-
7. Saúde e estética
zoom_out_map
7/11 (Divulgação)
Os negócios ligados à área de saúde e bem estar continuam em alta. “Destaque para franquias relacionadas à beleza da mulher, tais como clínicas de estética, tratamentos da pele, salões de beleza e depilação”, diz Claudia. Além disso, academias e clínicas especializadas, como RPG e pilates, também entram na lista. Stockler ressalta o potencial de um mercado ainda pequeno no Brasil, o de suplementos alimentares. “É uma tendência mundial de consumo”, diz o consultor.
-
8. Presentes
zoom_out_map
8/11 (Andrzej Gdula / Stock Xchng)
Já em 2012 o mercado de presentes ficou movimentado com a chegada da marca Love Brands. “Esse é o resultado da junção de três experientes empresas franqueadoras, a Imaginarium, a Baloné e a Puket, que atingirão cidades entre 40 mil e 200 mil habitantes, sem franquias exclusivas das marcas”, diz Adir. Para ele, este é também um mercado pouco estruturado. “O segmento é pulverizado e faltam propostas de negócios estruturadas e profissionalizadas, com marca, visual merchandising e suporte”, explica.
-
9. Decoração
zoom_out_map
9/11 (Divulgação/Marília B. C. Veiga Interiores)
A construção civil continuará aquecida no Brasil, por conta da Copa do Mundo e da Olímpiada. “Todos os imóveis lançados nos anos anteriores foram recentemente entregues ou estarão prontos nos próximos anos e precisam agora ser decorados”, justifica Stockler. As franquias com destaque são as de produtos e serviços para casa e para construção civil. As franquias de mobiliário e decoração têm investimento médio de 180 mil reais.
-
10. Conveniência
zoom_out_map
10/11 (Divulgação/Rei do Mate)
As franquias da área de conveniência contam com a vantagem de estarem associadaas a outros negócios, como postos de combustíveis. Ribeiro exemplifica com o caso da rede AM/PM, instalada junto aos postos Ipirangas e que é uma das maiores redes do país. "Isso demonstra claramente o potencial de negócios para o Brasil”, diz.
-
11. Agora, veja mais sobre franquias
zoom_out_map
11/11 (FABIO HEIZENREDER)