-
1. Franquias de beleza
zoom_out_map
1/12 (Divulgação)
São Paulo – O mercado de
beleza e estética acompanhou o crescimento da classe C e ganhou novas frentes dentro do setor de
franquias. Além das
clínicas, negócios de depilação, manicure e até sobrancelha surgem para atender a demanda. O setor fatura, segundo a Associação Brasileira de Franchising, quase 18 bilhões de reais ao ano. O número de redes no mercado quintuplicou nos últimos 11 anos, somando mais de 435 redes em operação. Em quantidade de unidades, a crescimento foi de 140%, no mesmo período. Na hora de analisar este tipo de negócio, além de ver os dados financeiros, verifique se a empresa tem todas as autorizações necessárias para operar e se os equipamentos estão de acordo com a legislação brasileira. Os valores da reportagem foram informados pelas próprias empresas.
-
2. Buddha Spa
zoom_out_map
2/12 (Divulgação)
A rede de spas tem hoje 16 unidades, sendo três próprias. Com mais de 10 anos no mercado, oferece serviços de massagem e estética em três formatos de franquias: lojas de rua, em hotéis e em academias. O último modelo exige 40 metros quadrados e tem investimento a partir de 80 mil reais, com faturamento entre 20 mil e 60 mil reais. A expectativa é abrir 50 unidades nos próximos cinco anos.
-
3. Depilrica
zoom_out_map
3/12 (Divulgação)
A rede de franquias de depilação foi lançada neste ano pelo grupo TS Franquias. Com foco no público das classes A e B, a marca pretende chegar a 30 unidades ainda neste ano, atuando em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O investimento no negócio é de 55 mil reais. É preciso ter 30 metros quadrados de área e quatro funcionários para operar. O retorno é previsto para 10 meses.
-
4. Disk Manicure
zoom_out_map
4/12 (Divulgação)
A franquia de manicures em domicílio foi criada em 2007 e tem nove unidades em funcionamento. O investimento necessário para iniciar o negócio é de 6 mil reais. Para este ano, a empresa planeja chegar ao mercado paulista, já que a maioria das unidades está no Nordeste.
-
5. Emagrecentro
zoom_out_map
5/12 (Divulgação)
Criada em 1987, a rede de clínicas de estética soma 200 unidades no país. Com várias terapias para emagrecimento, as franquias faturam, em média, 30 mil reais. O investimento inicial é de 40 mil reais. É preciso ter 100 metros quadrados de área mínima e até 4 funcionários para operar.
-
6. Esmalteria Nacional
zoom_out_map
6/12 (Divulgação/Esmalteria Nacional)
A rede mistura salão de manicure e serviço de bar e foi criada no final do ano passado. Hoje, tem três unidades em operação e pretender expandir, com mais 20 lojas. O investimento começa em 30 mil reais e o franqueado vê o retorno do capital a partir de 12 meses.
-
7. Home Depil
zoom_out_map
7/12 (Divulgação)
A rede, do grupo Zaiom, é uma microfranquia de fotodepilação, com um valor fixo de atendimento. Hoje, são 70 franquias em operação. O investimento inicial é 33 mil reais, com faturamento médio mensal de 19,6 mil reais. É preciso ter três funcionários para o negócio. O retorno do investimento deve acontecer em até 18 meses.
-
8. Instituto New Pilates
zoom_out_map
8/12 (Divulgação)
A franquia Instituto New Pilates é ideal para profissionais das áreas de fisioterapia e pilates. Com sede em Fortaleza, a franquia exige 60 metros quadrados para abrir uma unidade e calcula que o faturamento bruto possa chegar a 36 mil reais. O investimento inicial começa em 28 mil reais, com retorno em 8 meses.
-
9. Nailsxpress
zoom_out_map
9/12 (Divulgação)
A recém-lançada marca pertence ao grupo SLYOU Brasil e tem três unidades em funcionamento. Com opções de loja ou quiosque, a empresa exige investimento inicial de 65 mil reais. O faturamento médio é de 40 mil reais. As unidades devem ter a partir de 30 metros quadrados. O retorno do investimento é esperado para 10 meses.
-
10. Não + Pêlo
zoom_out_map
10/12 (Divulgação)
A rede espanhola de fotodepilação foi criada em 2007 e tem mais de mil unidades no mundo. O investimento em uma operação é de 95 mil reais. O faturamento médio mensal é de 25 mil reais. No Brasil, a rede tem 360 franquias. O ponto deve ter ao menos 35 metros quadrados e dois funcionários para operar. A previsão de retorno do investimento é de 18 a 24 meses.
-
11. Spa das Sobrancelhas
zoom_out_map
11/12 (Divulgação)
A empresa, criada em 2007, é especializada em serviços para sobrancelhas e começou a abrir franquias em 2011. Hoje, mais de 200 unidades estão em operação e a expectativa é chegar a 400 neste ano. O franqueado desembolsa 50 mil reais para começar o negócio e deve ter 25 metros quadrados e dois funcionários para operar.
-
12. Agora, veja outras franquias
zoom_out_map
12/12 (Priscila Zuini)