Pessoas estudando (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 20 de novembro de 2012 às 05h00.
São Paulo - Muitos empreendedores começam um negócio sem o preparo necessário. Segundo dados do Sebrae, bom conhecimento do mercado e uma estratégia de vendas bem feita ajudam a melhorar o desempenho do negócio. A boa notícia é que essas habilidades podem ser desenvolvidas com a ajuda de cursos e palestras.
Além de trazer conhecimento, voltar à sala de aula é uma boa forma de se manter atualizado e colocar o networking em prática, aumentando sua rede de contatos. Veja a seguir uma seleção de dez cursos ideais para empreendedores que acontecem entre o final deste ano e o começo de 2013.
1. Empreendedorismo Digital
Para quem está pensando em abrir uma startup, o curso de empreendedorismo digital da ESPM fala sobre o panorama da Internet no Brasil e no mundo e ensina como identificar oportunidades no mundo virtual. São 9 horas de curso, entre 10 e 11 de janeiro de 2013. As aulas acontecem no período da tarde, em São Paulo, e o investimento é de 690 reais.
2. Empreendedorismo em Ação
Previsto para março do próximo ano, o curso Empreendedorismo em Ação foi desenvolvido pelo Insper em parceria com o Instituto Empreender Endeavor. As aulas têm como objetivo mostrar como criar negócios sustentáveis, conversar com investidores e formular uma estratégia para tirar a ideia do papel. São 30 horas de aulas, em São Paulo, com investimento de 2.823,35 reais. As inscrições estarão disponíveis em janeiro.
3. Criação de Negócios Inovadores
O curso oferecido pela Ibmec/RJ ajuda a avaliar e identificar oportunidades em áreas em que inovação e criatividade são essenciais. Além disso, os alunos devem aprender a colocar em prática o que será visto nas aulas expositivas. As aulas começam no dia 3 de dezembro, no campus da Barra. O investimento no curso de 18 horas é de 880 reais.
4. Liderança Empreendedora na Gestão Empresarial
Ser um bom gestor é um desafio para alguns empreendedores. Este curso da ESPM fala sobre o que os empresários precisam para liderar bem uma equipe. Além disso, mostra como a liderança pode melhorar a empresa. A carga horária é de 12 horas e as aulas começam em fevereiro, em São Paulo. O investimento é de 730 reais.
5. Governança Corporativa
Entre os dias 21 e 22 de novembro, a Fundação Dom Cabral realiza, em São Paulo, a segunda turma do curso Governança Corporativa. Aulas expositivas, análises de casos e discussões são voltadas a entender melhor a organização da empresa e a estrutura de poder. O investimento no programa é de 5 400 reais. As inscrições ficam abertas até as vagas serem preenchidas.
6. Administração de Capital de Giro
Alguns conhecimentos nunca são demais para empreendedores. É o caso de saber lidar com as finanças e controlar o capital de giro. As aulas da Ibmec/MG ensinam a entender como administrar esse capital e escolher os melhores investimentos e financiamentos para a empresa. O curso está previsto para o primeiro semestre de 2013 e tem investimento de 1 310 reais, com carga horária de 24 horas.
7. Estratégias nas redes sociais
Aprimorar a presença da sua empresa nas redes sociais pode trazer bons resultados. Este curso da Business School São Paulo tem como proposta ensinar a usar as redes e interagir com o consumidor, tanto para vendas quanto para atendimento ao cliente. Os alunos devem aprender ainda como planejar e medir a atuação da empresa nesses canais. As aulas começam em fevereiro e o investimento é de 1 100 reais.
8. Gestão de Empresas Familiares
Este curso do Insper, em São Paulo, é destinado a empreendedores de empresas familiares e ensina como usar o melhor da família no negócio. São 20 horas de aulas com análise de casos e conversas sobre tópicos como estratégia, governança e sucessão. As aulas estão previstas para abril de 2013 e as inscrições, para fevereiro. O investimento é de 2.904,30 reais.
9. Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores
O curso online é oferecido pela Fundação Getúlio Vargas. São 40 horas de duração em oito módulos, que abordam características gerais da indústria de capital de risco, a captação de recursos e desinvestimento e retorno. O curso é gratuito e pode ser realizado a qualquer momento no site da FGV.
10. Coaching para Força de Vendas
Para quem quer potencializar seu time de vendas, o curso Coaching para Força de Vendas da Business School São Paulo ensina como conduzir o cliente por uma processo que ajude a entender suas necessidades. As aulas, em São Paulo, começam em fevereiro e o investimento é de 1100 reais.