Negócios

YPF precisa investir US$7 bi/ano em 5 anos para produzir 25% mais

O governo da presidente Cristina Kirchner tomou o controle da YPF detido pela Repsol em abril

A decisão da Argentina de assumir o controle da YPF no mês passado irritou seu principal parceiro de negócio, que já estava perdendo paciência com medidas protecionistas (Cristina Arias/Getty Images)

A decisão da Argentina de assumir o controle da YPF no mês passado irritou seu principal parceiro de negócio, que já estava perdendo paciência com medidas protecionistas (Cristina Arias/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2012 às 22h30.

Buenos Aires - A companhia de energia argentina YPF precisa investir 7 bilhões de dólares por ano para impulsionar a produção de óleo e gás natural em mais de 25 por cento em cinco anos, afirmaram nesta terça-feira executivos da empresa que foi renacionalizada.

O governo da presidente Cristina Kirchner tomou o controle da YPF detido pela Repsol em abril e culpou a principal empresa de petróleo da Espanha por anos de investimentos inadequados que tornaram o país dependente cada vez mais de importações caras.

A YPF, em um relatório enviado à Bolsa de Valores de Buenos Aires, afirmou que seus planos demandariam um investimento anual de 7 bilhões de dólares entre 2013 e 2017 -a maioria do qual oriundo de recursos da própria companhia.

"O declínio dos campos de óleo e gás natural sob a Repsol-YPF responde por 80 por cento das perda total de produção do país", afirmou o presidente-executivo, Miguel Galuccio -um ex-executivo da gigante global de serviços de exploração de campos de petróleo Schlumberger.

"A YPF precisa recuperar sua liderança e visão no país", disse em um discurso ao lançar o plano corporativo, em que prometeu fazer da empresa "profissional e competitiva".

Galuccio disse que 1.000 poços serão perfurados no próximo ano -um nível não alcançado pela companhia desde 1996.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas espanholasEnergiaIndústria do petróleoPetróleoRepsol YPF

Mais de Negócios

Como a Nestlé usa IA para 'rastrear' 700 mil cápsulas de café por dia no Brasil 

Veja os dois erros que podem afundar sua ideia de negócio, segundo professora de Harvard

Herdeira do Walmart e mulher mais rica do mundo inaugura faculdade de medicina nos EUA

Startup fundada por dois ex-MIT atinge US$ 300 milhões em valuation com apenas dois anos de vida