Negócios

Yandex pede investigação sobre abuso de domínio do Google

Caso reflete uma investigação sobre o Google levar vantagem da cota de mercado de 80% da plataforma Android para promover serviços de mapas para pesquisa


	Yandex disse nesta quarta-feira que os fabricantes de dispositivos estão sendo cada vez mais bloqueados a instalar serviços de concorrentes do Google em seus aparelhos
 (Damien Meyer/AFP)

Yandex disse nesta quarta-feira que os fabricantes de dispositivos estão sendo cada vez mais bloqueados a instalar serviços de concorrentes do Google em seus aparelhos (Damien Meyer/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2015 às 13h37.

Moscou - A russa Yandex pediu aos reguladores de competição da Rússia que investiguem se o Google está abusando da posição dominante do seu sistema operacional móvel Android, enquanto que a participação de mercado da empresa russa de buscas caiu abaixo de 60 por cento em meio a competição em dispositivos móveis.

O caso reflete uma investigação na Europa centrada no fato de o Google levar vantagem injusta da cota de mercado de 80 por cento da plataforma Android para promover os serviços de mapas para pesquisa.

A Yandex disse nesta quarta-feira que os fabricantes de dispositivos estão sendo cada vez mais bloqueados a instalar serviços de concorrentes do Google em seus aparelhos.

"Acreditamos que os fabricantes de dispositivos devem ter uma escolha de qual provedor de pesquisa vai definir como padrão ou quais serviços têm pré-instalados no dispositivo ... Nós estamos falando sobre a necessidade de separar sistema operacional Android do Google Search e seus outros serviços para o usuário final", disse.

O regulador Serviço Federal Antimonopólio Russo disse que tinha recebido a denúncia da Yandex. Uma porta-voz disse que poderia levar até 30 dias para analisá-lo, mas também pode ser mais rápido já que tem acompanhado o caso na Europa.

O serviço de imprensa do escritório do Google na Rússia disse que não iria comentar pois não tinha visto a denúncia.

Acompanhe tudo sobre:AndroidÁsiaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEuropaGoogleRússiaTecnologia da informação

Mais de Negócios

Lalamove cresce no Brasil como o 'Uber dos carretos' e tenta IPO em Hong Kong

Os melhores setores para criar uma startup em 2025

Ele começou o negócio de maneira improvisada em casa. Agora, capta R$ 125 milhões

Unicórnios brasileiros: quais startups valem mais de US$ 1 bilhão?