Negócios

Webjet é mais saudável do que a Varig, diz presidente da Gol

Segundo Constantino Jr., operação trará sinergias de 100 milhões de reais

Gol encosta na TAM após compra da Webjet (Divulgação)

Gol encosta na TAM após compra da Webjet (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2012 às 16h49.

São Paulo – A pechincha paga pela Gol na compra da Webjet -- apenas 96 milhões de reais, mais 215 milhões de reais em dívidas com bancos – levantou dúvidas sobre a saúde financeira da companhia. De acordo com o presidente da Gol, Constantino Jr., não há nada a temer e nem de longe a operação lembra a conturbada compra da Varig.

"A Webjet é mais saudável do que a Varig, quando nós a adquirimos", disse ele, em teleconferência nesta segunda-feira 11/7. “Ela faturou algo de 150 milhões de reais no ano passado e vai crescer em 2011."

Com a operação, Constantino estima ter sinergias de 100 milhões de reais em dois anos, mas isso ainda depende de quando o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovarão a operação.

Há quatro anos a Gol pagou 275 milhões de dólares pela Varig, que passou por um longo processo de recuperação judicial entre 2005 e 2009.

Nova tentativa - A aproximação entre Gol e Webjet aconteceu pela primeira vez em 2009. Na época, Guilherme Paulus, então controlador da Webjet, rejeitou a proposta. A empresa planejou uma abertura de capital, mas desistiu por receio da alta do preço do petróleo. Desta vez, a situação se mostrou mais favorável.

"O que motivou a negociação com a Webjet foi o fato de a empresa ter o mesmo perfil que a Gol, com a proposta de oferecer tarifas competitivas”, diz. “Isso facilitaria a integração.” Outro ponto, segundo Constantino, é o fato de a Webjet e Gol operarem aeronaves Boeing, o que facilita o treinamento da tripulação.

Apesar da operação, a TAM ainda mantém a liderança, mas não com a mesma folga. A aérea lidera com 44,43%. A Azul segue em terceiro com 8,97% de participação. No mercado internacional a TAM lidera com 89,62% e a dupla Gol-Webjet responde por 9,21%.

A Webjet opera atualmente 154 voos diários para 14 cidades no Brasil. Já a Gol, realiza cerca de 900 decolagens diárias para 51 destinos brasileiros e 11 internacionais na América do Sul e Caribe.

Acompanhe tudo sobre:Aviaçãocompanhias-aereasEmpresasEmpresas brasileirasFusões e AquisiçõesGol Linhas AéreasServiçosSetor de transporteVarigWebjet

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades