Negócios

Warner fecha acordo em processo envolvendo "O Hobbit"

Os administradores dos bens do escritor Tolkien processaram a Time Warner sobre o licenciamento de jogos e outras mercadorias baseadas nos livros

O Hobbit: "A partes estão satisfeitas por terem resolvido esta questão amigavelmente" (foto/Divulgação)

O Hobbit: "A partes estão satisfeitas por terem resolvido esta questão amigavelmente" (foto/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 3 de julho de 2017 às 18h10.

Nova York - Os administradores dos bens do escritor J.R.R. Tolkien fecharam um acordo no âmbito de um processo de 80 milhões de dólares contra a Warner Bros. sobre o licenciamento de jogos online, máquinas de jogos e outras mercadorias baseadas nos livros "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis."

O acordo fechado entre o espólio de Tolkien e a editora HarperCollins com a unidade New Line Cinema da Time Warner e a Saul Zaentz Co, a qual detém diversos direitos de marketing, foi revelada em um documento judicial na sexta-feira em Los Angeles.

Os termos do acordo não foram revelados.

"A partes estão satisfeitas por terem resolvido esta questão amigavelmente e têm interesse em trabalhar juntas no futuro", disse o porta-voz da Warner Bros. Paul McGuire em comunicado nesta segunda-feira.

Bonnie Eskenazi, advogada do espólio de Tolkien e da HarperCollins, unidade da News Corp, fez uma declaração quase idêntica.

Os administradores do espólio de Tolkien haviam acusado os réus de violarem um acordo de 1969 que permitia a venda de mercadoria "tangível", ao associarem os livros ao "moralmente questionável (e decisivamente não-literário) mundo de jogos online e de cassino."

Foi alegada que a decisão de colocar a marca nesses mercados "ultrajou a dedicada base de fãs de Tolkien" e irreparavelmente danificou o legado do autor inglês, que morreu em 1973 aos 81 anos.

A queixa foi apresentada em novembro de 2012.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoCinemaFilmesLivrosWarnerEscritores

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife