Disputa: Disney e Comcast disputam os ativos de televisão e cinema da Fox em momento em que companhias tradicionais de mídia enfrentam competição mais intensa de rivais online como a Netflix (Lucy Nicholson/Reuters)
Reuters
Publicado em 20 de junho de 2018 às 15h07.
Última atualização em 20 de junho de 2018 às 15h08.
A Walt Disney elevou nesta quarta-feira a oferta para comprar ativos da Twenty-First Century Fox para 71,3 bilhões de dólares, incluindo ainda componente em dinheiro na proposta, em uma tentativa de superar os 65 bilhões de dólares ofertados pela norte-americana Comcast na semana passada.
A nova oferta em dinheiro ou ações também é um incentivo para o maior acionista da Fox, o bilionário Rupert Murdoch, que detém junto com sua família 17 por cento das ações com direito a voto da empresa. Isso porque devem receber grande cobrança tributária que pode ser gerada pela oferta toda em dinheiro feita pela Comcast. A proposta anterior da Disney era toda em ações.
Disney e Comcast estão disputando os ativos de televisão e cinema da Fox em um momento em que as companhias tradicionais de mídia estão enfrentando competição mais intensa de rivais online como a Netflix, que vendem conteúdo diretamente aos consumidores.
A oferta de 38 dólares por ação feita pela Disney, dividida em partes iguais em dinheiro e ações, é 10 dólares mais alta que a feita pela empresa em dezembro. A última oferta da Comcast envolvia 35 dólares por ação em dinheiro.
A Disney também vai assumir cerca de 13,8 bilhões de dólares em dívida líquida da Fox, o que leva o valor total da possível transação para cerca de 85 bilhões de dólares.
A Fox afirmou em comunicado que a nova oferta da Disney é "superior" à feita pela Comcast. A Comcast não comentou o assunto.
As ações da Fox subiam mais de 6 por cento às 11:22 (horário de Brasília), a 47,52 dólares. A empresa afirmou que vai adiar uma assembleia extraordinária de acionistas para dar os investidores tempo de avaliar a oferta revisada da Disney.