Negócios

Walmart negocia compra de fatia da varejista indiana Flipkart

A compra daria à Flipkart um impulso adicional para concorrer com a Amazon na Índia

Flipkart logo (DHIRAJ SINGH/Bloomberg)

Flipkart logo (DHIRAJ SINGH/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 16 de fevereiro de 2018 às 12h16.

Última atualização em 16 de fevereiro de 2018 às 12h59.

Londres - O Walmart está em conversas para comprar uma fatia de mais de 40 por cento no grupo indiano de comércio eletrônico Flipkart, em um desafio direto para a rival Amazon.com na terceira maior economia da Ásia, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto nesta sexta-feira.

No que poderia ser um dos maiores acordos no exterior, a varejista norte-americana busca comprar ações novas e existentes da Flipkart e o processo de 'due diligence' deve começar ainda na próxima semana, afirmaram as fontes.

Os termos em discussão não estavam imediatamente disponíveis, mas a Flipkart estava avaliada em mais de 12 bilhões de dólares quando o Vision Fund do japonês SoftBank assumiu 20 por cento da companhia no ano passado por 2,5 bilhões de dólares.

Um porta-voz da Flipkart disse que a companhia não comenta rumores ou especulações, enquanto um representante do Walmart na Índia não quis se manifestar sobre o assunto.

Um acordo com o Walmart daria ao Flipkart a tão necessária força contra a Amazon, que se comprometeu a investir 5 bilhões de dólares na Índia, à medida que expande agressivamente as operações, incluindo entregas de mantimentos.

Para o Walmart, um acordo abriria uma nova frente nos esforços para competir com a Amazon, dando à varejista acesso a um mercado de comércio eletrônico que o Morgan Stanley estimou que valerá 200 bilhões de dólares em uma década.

A aquisição faria parte de uma enorme ofensiva de ecommerce, por meio da qual o Walmart adquiriu startups, incluindo a Jet.com por cerca de 3 bilhões de dólares.

No mês passado, a varejista norte-americana também informou parceria com a japonesa Rakuten em entregas online de compras em supermercados.

"Por maior que seja, a Amazon consumiu parte significativa das receitas e eu acho...que eles veem a Índia como o maior mercado possivelmente para isso (combater a Amazon)", disse uma das fontes.

Por anos, o Walmart tentou entrar na Índia, mas permaneceu confinado ao segmento de atacado de autosserviço em meio às duras restrições ao investimento estrangeiro. Atualmente, o Walmart opera 21 lojas do tipo na Índia.

Investidores existentes da Flipkart incluem o fundo de hedge norte-americano Tiger Global Management, a chinesa Tencent Holdings, o eBay e a gigante de software Microsoft.

Acompanhe tudo sobre:WalmartVarejoÍndiaFusões e Aquisições

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife