Negócios

VW trará ao Brasil programa global de venda de usados

Medida é o primeiro passo para ampliar o uso da rede de pós-venda da marca, setor considerado o mais lucrativo da cadeia automotiva


	Concessionária da Volkswagen em São Paulo: programa de usados, lançado há quatro anos na Alemanha, existe em outros países europeus e até no México
 (Paulo Fridman/Bloomberg News)

Concessionária da Volkswagen em São Paulo: programa de usados, lançado há quatro anos na Alemanha, existe em outros países europeus e até no México (Paulo Fridman/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2013 às 22h37.

São Paulo - A Volkswagen implantará no Brasil, em 2014, o programa Das WeltAuto de vendas de veículos usados da marca na rede de concessionárias. O programa, lançado há quatro anos na Alemanha, existe em outros países europeus e até no México, e está em testes nas lojas paulistanas. "Os veículos serão oferecidos em uma área exclusiva no showroom, teremos produtos financeiros, garantia, uma recuperação cosmética, tudo para agregar valor", disse Alexandre Abelleira, diretor nacional de vendas da Volkswagen durante o Congresso da Fenabrave, em São Paulo.

A medida é o primeiro passo para ampliar o uso da rede de pós-venda da marca, setor considerado o mais lucrativo da cadeia automotiva. No Brasil, o pós-venda representa apenas 13% de faturamento, mas contribui com 32% do lucro no setor. Em mercados como Europa, Estados Unidos e Japão o serviço significa 18% do faturamento e 65% do lucro.

"Queremos acabar com o mito de que revisões custam caro e só com a fidelização do cliente isso pode acontecer. Uma cliente que compra um usado da Volkswagen precisa ter um relacionamento com a marca", disse Abelleira.

Ainda segundo o executivo, os principais desafios para as concessionárias são o custo de mão de obra crescente, a complexidade logística, a valorização imobiliária e ainda convencer a parcela de consumidores fiel a oficinas independentes a usar as da marca.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarroscarros-usadosEmpresasEmpresas alemãsIndústriaIndústrias em geralMontadorasVolkswagen

Mais de Negócios

Franquias no RJ faturam R$ 11 bilhões. Conheça redes a partir de R$ 7.500 na feira da ABF-Rio

Mappin: o que aconteceu com uma das maiores lojas do Brasil no século 20

Saiba os efeitos da remoção de barragens

Exclusivo: Tino Marcos revela qual pergunta gostaria de ter feito a Ayrton Senna