Fábrica de cimento da Votorantim: "Os recursos em caixa e equivalentes financeiros... são suficientes para cobrir todas as obrigações nos próximos 42 meses", disse a Votorantim (Divulgação/Votorantim)
Da Redação
Publicado em 5 de abril de 2016 às 12h24.
São Paulo - A Votorantim Industrial teve queda de 77% no lucro líquido em 2015, devido à reversão no ano passado de impostos diferidos relacionados à operação de níquel e a um ganho extraordinário em 2014 com venda de energia.
O grupo --cujo balanço consolida resultados de operações em cimentos, siderurgia, metais e energia, entre outros-- teve lucro anual de 382 milhões de reais, sobre uma receita líquida recorde de 31,5 bilhões de reais, alta de 11%.
O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) foi de quase 7 bilhões de reais no ano passado, queda de 2%.
Segundo a companhia, o bom desempenho das operações externas, dividendos extraordinários recebidos da produtora de celulose Fibria, que tem a Votorantim no bloco de controle, e a venda de terras no quarto trimestre ofuscaram o impacto da debilidade da economia brasileira no Ebitda.
Como resultado do aumento de dois dígitos da receita e da leve retração da geração de caixa, a margem Ebitda do grupo teve redução de 3 pontos percentuais em 2015, para 22,2%.
A alavancagem medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda estava em 2,78 vezes em dezembro, acima do índice de 2,31 um ano antes, mas menor que os 3,23 de setembro de 2015.
A Votorantim terminou o ano com dívida bruta de 30,5 bilhões de reais e com caixa e disponibilidades de 10,6 bilhões de reais, além de possuir duas linhas de crédito rotativo até 2020 que totalizam 1,2 bilhão de dólares. O prazo médio de vencimento da dívida é de 7,4 anos.
"Os recursos em caixa e equivalentes financeiros... são suficientes para cobrir todas as obrigações nos próximos 42 meses", disse a Votorantim.
Quarto trimestre
Entre outubro e dezembro de 2015, a Votorantim Industrial teve prejuízo líquido de 219 milhões de reais, revertendo lucro de 572 milhões de reais um ano antes.
A receita líquida no quarto trimestre foi de 8,2 bilhões de reais, alta de 10% na comparação anual, e o Ebitda ajustado alcançou 2,1 bilhões de reais, expansão de 25% sobre os mesmos três meses de 2014.
Em janeiro, o grupo promoveu uma simplificação societária, pela incorporação da Votorantim Participações pela Votorantim Industrial, que passou a ser denominada Votorantim S.A.