TAM enfrentou um número alto de atrasos e cancelamentos, dois dias antes da temporada de férias (MARCIO JUMPEI/Divulgação/TAM)
Da Redação
Publicado em 29 de novembro de 2010 às 07h49.
São Paulo - A dois dias do início da temporada de férias, passageiros da TAM enfrentaram ontem atrasos e cancelamentos. Os problemas começaram no sábado e continuaram durante todo o dia de ontem.
Às 22 horas, segundo balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 156 dos 745 voos (20,9 %) programados pela companhia partiram com atrasos superiores a 30 minutos. Outros 99 (13%) foram cancelados. Em um dia normal, a média de atrasos fica em 10%. Os cancelamentos não ultrapassam 5%.
Em nota, a TAM atribuiu os transtornos às chuvas que atingiram a Região Sudeste entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira, “o que prejudicou a malha aérea e a escala da tripulação”. Segundo a empresa, o fechamento do Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre), na manhã de ontem, também teria prejudicado as operações.
Fontes do setor, no entanto, afirmam que os transtornos foram causados pela recusa de tripulantes em assumir voos. Na quinta-feira, a TAM teria distribuído a funcionários escalas para o restante de novembro que suprimiriam folgas. Na tentativa de contornar a situação, a empresa teria decidido atrasar ou cancelar voos de “baixa densidade” - em que a taxa de ocupação dos aviões é pequena.
O comandante Gelson Fochesato, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, descartou que os problemas da TAM tenham relação com a campanha salarial da categoria. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.