Negócios

Apresentado por VOLVO CARS

Volvo abre pré-venda de seu primeiro SUV 100% elétrico

Com autonomia de 418 quilômetros, o XC40 Recharge Pure Electric foi desenvolvido para quem roda principalmente por regiões urbanas e está comprometido com o meio ambiente

XC40 Recharge Pure Electric: modelo chega ao Brasil com preços a partir de 389.950 reais (Volvo/Divulgação)

XC40 Recharge Pure Electric: modelo chega ao Brasil com preços a partir de 389.950 reais (Volvo/Divulgação)

e

exame.solutions

Publicado em 2 de junho de 2021 às 09h00.

Última atualização em 2 de junho de 2021 às 09h05.

Determinada a virar uma montadora somente de carros elétricos até 2030 — e a liderar o segmento premium da categoria —, a Volvo acelera ao máximo para alcançar os dois objetivos. No Brasil, onde já lançou cinco modelos da linha Híbrido Plug-in, a companhia sueca acaba de dar início à pré-venda de seu primeiro SUV compacto 100% elétrico. Trata-se do XC40 Recharge Pure Electric.

Com autonomia de 418 quilômetros, o lançamento foi desenvolvido para quem roda principalmente por regiões urbanas e está comprometido com a preservação do meio ambiente — não à toa, a base do veículo foi revestida integralmente com plástico reciclado. Por sinal, quem adquiri-lo durante a pré-venda leva de graça o Wallbox, que permite transformar a garagem de casa ou do escritório em um eletroposto — a instalação está inclusa.

Registre-se que o planejador de percursos integrado ao XC40 Recharge Pure Electric alerta o motorista quando a carga das baterias está chegando ao fim com muita antecedência. Mais: pode recomendar automaticamente quando e onde é possível fazer a recarga. O abastecimento a 80%, com as baterias zeradas, demora cerca de 40 minutos.

“É mais um marco para a Volvo no Brasil”, celebra João Oliveira, diretor-geral de operações e inovação, ressaltando que a montadora acabou de anunciar que não venderá mais carros somente com motor a combustão em solo nacional. A meta global da companhia para 2025 é que 50% das vendas sejam de modelos totalmente elétricos e os demais, híbridos. Atualmente, de cada dez veículos híbridos plug-in adquiridos no Brasil, sete são da Volvo.

Além do carregador, os primeiros compradores do XC40 Recharge Pure Electric vão ganhar um Google Nest, o alto-falante inteligente criado pela companhia do Vale do Silício. O aparelho faz alusão ao sistema multimídia desenvolvido pelo Google para o novo SUV. Os recursos são acionados por meio de uma tela de 9 polegadas. Permite, por exemplo, acessar tanto o Google Maps quanto o Google Play Store mesmo sem o smartphone por perto.

“O XC40 Recharge Pure Electric inaugura uma nova fase na comercialização de nossos produtos”, destaca André Bassetto, diretor de produto e customer service da montadora na América Latina. “O cliente já adquire o carro com garantia de três anos, todos os serviços inclusos nesse período e o Volvo On Call que, além de um serviço de concierge, funciona como um assistente em caso de acidentes”. Quando necessário, aliás, o Volvo On Call também pode ser acessado por amigos ou familiares.

O primeiro SUV de luxo totalmente elétrico da montadora sueca não tem botão de iniciar. Basta sentar ao volante e acelerar — são dois motores elétricos com tração integral, sem emissões de escape. Por não possuir motor a combustão, a parte dianteira do veículo dispõe de mais um bagageiro. Com 408 hp de potência, ele vai de zero a 100 km/h em meros 4,9 segundos.

O modelo também dispõe dos principais recursos de segurança e tecnologia da Volvo, como o Pilot Assist, que mantém o carro no centro da faixa, inclusive nas curvas, e o City Safety, que detecta veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte. Já o Cross Traffic Alert monitora os carros na parte traseira, enquanto quatro câmeras de alta definição oferecem uma visão de 360° que fazem toda a diferença na hora de estacionar.

Os clientes interessados na pré-venda do XC40 Recharge Pure Electric precisam acessar o site, preencher um rápido cadastro e aguardar o contato da concessionária mais próxima. Preço inicial: 389.950 reais.

Acompanhe tudo sobre:Carros elétricosCarros híbridosVolvo

Mais de Negócios

Slice, um dos refrigerante 'da moda' dos anos 80, volta aos mercados nos EUA

Com mercado de pets aquecido, essa empresa britânica busca dobrar faturamento a partir do Brasil

Este CEO convida clientes para reuniões com a liderança — e Elon Musk aprovou a ideia

‘Anti-Facebook’: universitários levantam US$ 3 milhões em 2 semanas para criar nova rede social