Sede da Volkswagen, na cidade alemã de Wolfsburg: entidade afirmou que continuará suas investigações e que tomará "medidas apropriadas" (Odd Andersen/AFP)
Da Redação
Publicado em 14 de agosto de 2016 às 11h08.
Berlim - A Volkswagen obteve aprovação do regulador alemão para reparos técnicos em mais 460 mil carros movidos a diesel com softwares ilegais de controle de emissões, disse a companhia neste domingo, o que eleva o número de carros com aval para reparos a mais de 5 milhões.
A aprovação da autoridade alemã para veículos motores KBA é válida para toda a Europa, onde 8,5 milhões de carros a diesel foram afetados pelo escândalo de manipulação de testes de emissões pela Volkswagen. Cerca de 11 milhões de automóveis estão implicados globalmente.
Nos Estados Unidos, onde as manipulações da VW vieram à tona onze meses atrás, o grupo alemão ainda não promoveu reparos técnicos, e está em processo de teste de equipamentos e software que possam ajudá-la a evitar a necessidade de recomprar os 475 mil carros envolvidos no escândalo.
Neste domingo, a VW disse que a KBA autorizou reparos para modelos com motores a diesel menores, como o Polo subcompacto e o modelo Seat Ibiza, de uma divisão espanhola da companhia.
Modelos VW com motores de 1.2 litro e 2 litros requerem apenas uma atualização do software de controle de emissões, enquanto cerca de 2 milhões de motores de 1.6 litro exigirão, além da atualização de software, a instalação de uma peça próxima ao filtro de ar.
A VW, baseada em Wolfsburg, disse que a maioria dos 8,5 milhões de carros afetados poderá ser consertada ainda neste ano, mas um número desconhecido de veículos não deverá passar por reparos antes de 2017.