Negócios

Volkswagen investirá 62,4 bilhões de euros até 2016

Empresa quer superar a General Motors e a Toyota na liderança da indústria automotiva mundial

O aporte de 62,4 bilhões de euros não inclui investimentos em duas joint-ventures chinesas da Volkswagen (Justin Sullivan/Getty Images)

O aporte de 62,4 bilhões de euros não inclui investimentos em duas joint-ventures chinesas da Volkswagen (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2012 às 20h44.

Frankfurt - Maior montadora da Europa, a Volkswagen planeja investir cerca de 62,4 bilhões de euros (86,4 bilhões de dólares) nos próximos cinco anos para superar a General Motors e a Toyota na liderança da indústria automotiva mundial.

"O Grupo Volkswagen está investindo um valor recorde para atingir a meta de se tornar a maior montadora do mundo", afirmou o presidente-executivo, Martin Winterkorn, em comunicado nesta sexta-feira.

Os investimentos em fábricas e equipamentos vão responder por 49,8 bilhões de euros entre 2012 e 2016, dos quais 57 por cento serão destinados à Alemanha.

Aproximadamente 32,7 bilhões de euros do montante total irão para a divisão automotiva da empresa.

Como resultado, os investimentos em bens de capital ficarão em cerca de 6 por cento da receita anual, afirmou a companhia.

O aporte de 62,4 bilhões de euros não inclui investimentos em duas joint-ventures chinesas da Volkswagen, o que acontecerá por meio de fluxos de caixa próprios.

A Shanghai-Volkswagen Automotive Company e a FAW-Volkswagen Automotive Company planejam investir 14 bilhões de euros em novas fábricas e produtos entre 2012 e 2016.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasIndústrias em geralAutoindústriaMontadorasVolkswagenEmpresas alemãsInvestimentos de empresasIndústriaConcorrência

Mais de Negócios

Venda da fatia da revista The Economist mobiliza ultrarricos

Como esta empresa de refeições corporativas dobrou receitas em 12 meses

Como uma marca de chocolate saiu do anonimato e passou a valer US$ 230 milhões

Começou sem capital e manteve a equipe intacta — hoje lidera uma gigante de US$ 17 bi