Negócios

Volkswagen eleva exportação e passa a embarcar o sedã Virtus para o México

A montadora respondeu por 25% dos embarques de veículos do país no primeiro semestre e está ampliando o número de destinos de seus modelos

Sedã Virtus será exportado para o importante mercado do México (Volkswagen/Divulgação)

Sedã Virtus será exportado para o importante mercado do México (Volkswagen/Divulgação)

JE

Juliana Estigarribia

Publicado em 2 de agosto de 2019 às 06h00.

Última atualização em 2 de agosto de 2019 às 06h00.

Enquanto a indústria automotiva trabalha para compensar a queda das exportações, impactadas pela crise na Argentina - seu principal cliente -, a Volkswagen está na contramão desse fluxo. A montadora foi responsável, no primeiro semestre, por 25% dos embarques de automóveis e comerciais leves no país e o modelo Virtus acaba de ganhar  o mercado do México.

“O Virtus foi totalmente desenvolvido no Brasil e está contribuindo para reforçar ainda mais a relevância da Volkswagen em toda a América Latina”, diz Pablo Di Si, presidente e CEO da empresa para América do Sul e Brasil.

As exportações totais de veículos a partir do Brasil recuaram 41,5% no primeiro semestre, para 221 mil unidades, de acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). 

Segundo a entidade, o principal motivo da queda é a crise na Argentina, destino da maior parte dos embarques brasileiros de veículos. Neste cenário, Di Si informa que a Volkswagen está trabalhando para ampliar o leque de destinos das exportações da montadora.

Produtos em alta

Na classificação da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Virtus - produzido em São Bernardo do Campo, São Paulo - é o sedã compacto mais vendido no acumulado de janeiro a julho, com 42,1% de market share, seguido do Toyota Yaris (28,2%) e do Honda City (14,8%).

De acordo com a Volkswagen, desde o seu lançamento, em janeiro de 2018, o Virtus já acumula mais de 64 mil unidades comercializadas, sendo 17,3 mil destinadas à exportação.

A marca também acaba de iniciar os embarques da picape Saveiro ao Peru, ampliando o portfólio de modelos exportados a partir do Brasil.

Acompanhe tudo sobre:CarrosMontadorasVolkswagen

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner