Negócios

Volkswagen ampliará capacidade da fábrica de Taubaté

Com nova área de pintura prevista para 2012, montadora produzirá 1.300 carros por dia

Cerimônia na Volks: montadora foca gargalos da produção (Divulgação)

Cerimônia na Volks: montadora foca gargalos da produção (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2011 às 16h16.

Taubaté - A montadora alemã Volkswagen inaugurou nesta sexta-feira (18/2) a pedra fundamental da nova área de pintura de sua fábrica de Taubaté, a 130 quilômetros da capital paulista. A unidade tem previsão para começar as operações em dezembro de 2012, com investimentos de 360 milhões de reais – parte do total de 6,2 bilhões de reais que a montadora reservou ao Brasil até 2014. A fábrica produz os modelos do novo Gol e do novo Voyage.

Com o investimento, a produção de Taubaté passará de 1.050 para 1.300 unidades por dia. A nova unidade de pintura da Volks, em Taubaté, terá 65.000 metros quadrados. Em 2010, a fábrica teve recorde histórico de produção com 280.270 unidades.

É o segundo investimento na parte de pintura – “um gargalo na fabricação de carros”, segundo o presidente Thomas Schmall – em poucos meses. Em dezembro, a Volkswagen iniciou a ampliação do setor de pintura da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que passará das atuais 1.300 unidades por dia para 1.600.

A tecnologia empregada na unidade de Taubaté contará com 70 robôs para tornar a pintura externa 100% automatizada, eliminando uma etapa em todo o processo e dando agilidade à produção. Afinal, a empresa mantém os planos de trazer 23 lançamentos ao país em 2011, entre novos produtos e versões mais atuais. Schmall, no entanto, não detalhou quais modelos seriam produzidos na unidade de Taubaté. Apesar da nova safra de modelos, Schmall diz que a Volkswagen continuará com os seus 600 concessionários atuais.

Os modelos produzidos continuarão a abastecer o mercado interno prioritariamente. “Está difícil exportar com o real no patamar atual. No entanto, queremos manter os níveis de hoje”, diz Schmall, sobre as 156.000 unidades exportadas. O Brasil responde atualmente por 17% das vendas globais da montadora. No ano passado, a Volkswagen vendeu 823.000 unidades. Neste ano, a alemã lidera o ranking de janeiro com 54.549 unidades.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaEmpresasEmpresas alemãsIndústriaMontadorasVolkswagen

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades