Negócios

Volks lança serviço de transportes urbanos em Ruanda

Os mercados emergentes com sistemas de transportes ruins se tornaram um território essencial para o estabelecimento de novos serviços de mobilidade

Volkswagen: "A Volkswagen quer fortalecer sua presença em mercados emergentes. É por isso que a África está no topo de nossa agenda" (Divulgação / Volkswagen)

Volkswagen: "A Volkswagen quer fortalecer sua presença em mercados emergentes. É por isso que a África está no topo de nossa agenda" (Divulgação / Volkswagen)

R

Reuters

Publicado em 22 de dezembro de 2016 às 15h39.

Nairóbi/Kigali - A Volkswagen produzirá carros no Quênia e em Ruanda e dará início a um serviço em Kigali, com a montadora alemã expandindo os modelos de transportes sob demanda em mercados em que o rival Uber não ganhou força.

Os mercados emergentes com sistemas de transportes ruins se tornaram um território essencial para o estabelecimento de novos serviços de mobilidade, com o Uber competindo com rivais mais novos, como Ola, financiado pelo japonês Softbank e a chinesa Didi Chuxing.

A Volkswagen, que está desenvolvendo veículos elétricos e novos serviços enquanto tenta superar seu escândalo de emissões de diesel, disse nesta quinta-feira que assinou um memorando de entendimento em Kigali, capital de Ruanda.

"A Volkswagen quer fortalecer sua presença em mercados emergentes. É por isso que a África está no topo de nossa agenda", disse o diretor de marca da Volkswagen, Herbert Diess.

Ruanda é vista como um bom mercado, porque a competição é menos intensa. O Uber opera em vários países africanos, incluindo o Quênia, onde foi lançado no início de 2015 e agora enfrenta competição local.

A Volkswagen começou a expansão para o setor de transportes urbanos por aplicativo em maio, quando investiu 300 milhões na Gett, uma empresa que quer superar o Uber ao recusar-se a aumentar o preço em períodos de pico.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaVolkswagenQuênia

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente