Negócios

Vendas da Renault crescem puxadas por Brasil e Rússia

Vendas mundiais chegaram no recorde de 1,37 milhão de carros e veículos comerciais leves

Brasil se tornou o terceiro mercado mais importante para a Renault, depois da França e da Alemanha (Pascal Le Segretain/Getty Images)

Brasil se tornou o terceiro mercado mais importante para a Renault, depois da França e da Alemanha (Pascal Le Segretain/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2011 às 12h23.

Paris - A montadora francesa Renault reportou hoje que suas vendas mundiais subiram 1,9% no primeiro semestre de 2011 em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo o recorde de 1,37 milhão de carros e veículos comerciais leves. O resultado foi puxado principalmente pelo aumento de 20% das vendas em mercados de fora da Europa, como Brasil e Rússia.

O Brasil se tornou o terceiro mercado mais importante para a Renault, depois da França e da Alemanha, graças a um aumento de 25% das vendas no primeiro semestre. Já as vendas da montadora na Rússia aumentaram 76%.

As vendas da Renault na Europa recuaram 10% no primeiro semestre, em bases anuais, devido à falta de componentes de controle eletrônico para motores a diesel, que tem impedido a montadora de produzir os carros que os clientes haviam encomendado. As peças são feitas por fornecedores do Japão, que foram atingidos pelo terremoto e o tsunami em março.

A montadora prevê que as restrições de oferta, que a levaram a perder vendas de 50 mil unidades na Europa devem começar a diminuir gradualmente a partir deste mês. Em junho, as vendas mundiais da montadora recuaram 7,8%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Para o ano todo, a montadora prevê um crescimento das vendas entre 3% e 4% no mercado mundial, em comparação com o volume observado em 2010. As vendas no mercado europeu devem recuar 2%.

Se a previsão para as vendas neste ano se concretizar, a Renault registrará um novo recorde do número de veículos comercializados. A montadora acredita que as vendas vão continuar crescendo em 2012, e podem chegar à meta de 3 milhões de unidades vendidas em 2013 definida pelo grupo no início deste ano no plano estratégico de médio prazo. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasIndústrias em geralAmérica LatinaEuropaDados de BrasilAutoindústriaVendasEmpresas francesasRenaultIndústria

Mais de Negócios

38 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para trabalhar em cidades pequenas (e no interior)

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam