Negócios

Vendas da Gerdau crescem 9,6% no primeiro semestre

Volume físico de vendas atinge 7,4 milhões de toneladas, mas faturamento fica estável

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Gerdau encerrou o primeiro semestre com um aumento de 9,6% no volume físico de vendas, que somaram 7,4 milhões de toneladas. De acordo com a companhia, a recuperação da demanda interna do Brasil e o forte consumo de aço nos Estados Unidos e Canadá contribuíram para o desempenho. O faturamento global de 13,5 bilhões de reais, porém, praticamente repetiu o do mesmo semestre de 2005 - 13,382 bilhões.

Segundo a Gerdau, cerca de 61% de seu faturamento veio da atuação internacional, seja por meio das exportações a partir do Brasil, seja das unidades instaladas nos sete países em que atua - Argentina, Chile, Colômbia, Canadá, Estados Unidos, Espanha e Uruguai. No mercado brasileiro, as receitas cresceram 3,4%, chegando a 5,3 bilhões de reais. Foram vendidas 2 milhões de toneladas de aço no país - uma alta de 12,1% sobre o mesmo semestre de 2005. De acordo com a empresa, a demanda foi estimulada pela recuperação da construção civil e de outros setores, incentivados pela redução das taxas de juros e pela queda do IPI.

A produção total da empresa, 7,7 milhões de toneladas, representou uma expansão de 10,4%. Já a produção de laminados subiu 17,4%, para 6,3 milhões de toneladas. Os laminados são obtidos a partir da transformação do aço em produtos siderúrgicos como vergalhões para construção civil, barras, perfis metálicos e fio-máquina.

A empresa também encerrou o semestre com 1,1 bilhão de dólares em investimentos. Deste total, as aquisições consumiram 697 milhões de dólares, valor que também inclui as dívidas das empresas compradas. O maior investimento, de 340 milhões, foi feita na Espanha, com a aquisição de 40% do capital da Sidenor. Já nos Estados Unidos, foram aplicados 187 milhões de dólares para adquirir a Sheffield Steel, com capacidade instalada anual de 600 000 toneladas.

O lucro líquido consolidado do grupo somou 1,8 bilhão de reais - 6,2% maior que no primeiro semestre de 2005.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

20 franquias baratas no modelo de contêiner a partir de R$ 60 mil

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões