Negócios

Para além do exame de Bolsonaro: laboratórios oferecem testes de covid-19

Exames para detectar coronavírus que antes eram oferecidos somente para pacientes internados agora podem ser feitos pelo público

Testes de coronavírus (covid-19) (Lucas Ninno/Getty Images)

Testes de coronavírus (covid-19) (Lucas Ninno/Getty Images)

Mariana Desidério

Mariana Desidério

Publicado em 11 de maio de 2020 às 12h55.

Última atualização em 14 de maio de 2020 às 16h06.

Laboratórios de medicina diagnóstica estão oferecendo testes de covid-19 para o público via sistema de drive-thru ou em casa. Em alguns laboratórios, esses testes antes eram oferecidos somente para pacientes internados, a pedido dos hospitais. Agora, podem ser acessados pelo público, com preço entre 210 reais e 550 reais. Alguns laboratórios exigem o pedido de um médico para realizar o exame para o novo coronavírus, outros não.

Dentre os laboratórios que oferecem o serviço para o público está o Fleury, que antes fazia o exame apenas para os hospitais parceiros. Agora oferece testes pelo método RT-PCR (que analisa a presença do vírus em secreção respiratória) e pelo método sorológico (coleta de sangue) em unidades e via atendimento em casa. Tem ainda a modalidade drive-thru para pacientes em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Segundo o Fleury, o teste RT-PCR é recomendado para pessoas que possuam sintomas da Covid-19, com duração entre 3 e 7 dias. Já o teste com amostra de sangue pode ser realizada sempre após os primeiros 7 dias e, preferencialmente, após 10 dias desde o início dos sintomas. Os dois exames exigem agendamento e o pedido de um médico.

O RT-PCR custa 282 reais para profissionais de saúde e 470 reais para o público em geral. O teste sorológico custa 550 reais. Os resultados ficam prontos em dois dias úteis para testes feitos no estado de São Paulo, e três dias úteis para outras regiões.

O laboratório CDB também oferece o teste de covid-19 via drive-thru na cidade de São Paulo e atendimento domiciliar em algumas cidades da região metropolitana de São Paulo. O laboratório trabalha com o teste PCR, com coleta nas secreções nasais, e o teste rápido, que detecta anticorpos contra o vírus no sangue e é realizado através de picada no dedo. O laboratório explica que o teste rápido é mais efetivo se realizado após 10 dias de contato com o vírus ou aproximadamente 7 dias após o início dos sintomas.

A recomendação do laboratório é que o exame seja feito com pedido médico. No entanto, com alguns consultórios fechados devido à pandemia, o laboratório passou a disponibilizar um departamento médico para atender aos pacientes sem pedido.

O teste PCR custa 350 reais na modalidade drive-thru, e 390 reais na modalidade em casa. O teste rápido custa 210 reais no drive-thru e 250 em casa. O resultado do teste rápido sai em até três horas, para todas as regiões onde o laboratório atua. O teste PCR fica pronto em até três dias em São Paulo e quatro dias para as demais regiões.

O Labi oferece o teste PCR via coleta domiciliar. O agendamento deve ser feito no site, e o paciente não precisa de pedido médico para realizar o exame. A indicação é para pessoas com sintomas graves de covid-19 por mais de 24 horas. O resultado é entregue em até 5 dias úteis após a coleta e o custo é de 298,08 à vista ou 331,20 divididos em três vezes.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusDoençasEpidemiasExames laboratoriaisFleury

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades