Negócios

Meta ou Horizon? Veja as apostas para o novo nome do Facebook

A informação de que o Facebook planeja mudar seu nome corporativo gerou muita especulação online, e especialistas do setor se apressaram em registrar seus palpites

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook: empresa deve mudar de nome para focar no metaverso (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook: empresa deve mudar de nome para focar no metaverso (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

B

Bloomberg

Publicado em 20 de outubro de 2021 às 12h41.

Última atualização em 20 de outubro de 2021 às 12h53.

por Vlad Savov, da Bloomberg

A informação de que o Facebook planeja mudar seu nome corporativo gerou muita especulação online, e especialistas do setor se apressaram em registrar seus palpites.

Sugestões no Twitter incluíam nomes simples como “FB” e um retorno ao “The Facebook”. O portal The Verge, que divulgou o plano na terça-feira, disse que o novo nome poderia ter algo a ver com “Horizon”, em referência à plataforma de realidade virtual em desenvolvimento pela empresa. E se encaixaria na ambição do CEO Mark Zuckerberg para que, futuramente, o Facebook seja mais conhecido por seu metaverso - a proposta da moda de que a próxima evolução na conectividade online terá pessoas vivendo, trabalhando e interagindo em um mundo virtual imersivo - do que por sua rede social.

“Meta” também seria uma opção apresentada por outras pessoas, entre elas Samidh Chakrabarti, o ex-chefe de integridade cívica da empresa. O endereço na web “meta.com” atualmente redireciona para meta.org, site de uma ferramenta de descoberta de pesquisa biomédica desenvolvida sob a direção da Chan Zuckerberg Initiative, cofundada pelo CEO do Facebook. Isso sugere que Zuckerberg tem uma vantagem inicial sobre qualquer outro concorrente que busque garantir o nome definitivo de uma empresa de metaverso.

O objetivo do novo nome seria reposicionar o Facebook como uma empresa de metaverso, disse o The Verge. Com isso, aplicativos e serviços como Facebook, Instagram e WhatsApp manteriam sua marca sob uma nova estrutura de controle, não muito diferente da praticada pelo Google e sua controladora Alphabet. O Facebook não quis comentar o artigo da The Verge.

https://twitter.com/samidh/status/1450677413428359169

Vários fatores apoiam a ideia do nome Meta: empresas do Vale do Silício preferem nomes de domínio curtos como uma marca de prestígio, como a home abc.xyz da Alphabet. Qualquer empresa chamada Meta também poderia reivindicar o termo “metaverso” como seu, em vez do descritor genérico atual.

Em 2017, a Chan Zuckerberg Initiative comprou uma empresa chamada Meta, que desenvolveu tecnologia de inteligência artificial para pesquisar artigos científicos. Agora pode ser localizada no endereço meta.org. Uma outra startup de realidade aumentada com o mesmo nome foi vendida em 2019 para um comprador chamado Meta View, que planejava desenvolver um aparelho de realidade aumentada. Seu site é metavision.com.

O Facebook planeja anunciar a mudança de nome até 28 de outubro, disse o The Verge.

Acompanhe tudo sobre:Facebook

Mais de Negócios

De food truck a 130 restaurantes: como dois catarinenses vão fazer R$ 40 milhões com comida mexicana

Peugeot: dinastia centenária de automóveis escolhe sucessor; saiba quem é

Imigrante polonês vai de 'quebrado' a bilionário nos EUA em 23 anos

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira