Negócios

'Varig da Itapemirim' deverá vender passagens aéreas nesta semana

ITA Transportes Aéreos tem voo inaugural previsto para dia 30 de junho no Brasil

Estreia: primeiro voo da companhia deverá acontecer no dia 30 de junho (Itapemirim/Divulgação)

Estreia: primeiro voo da companhia deverá acontecer no dia 30 de junho (Itapemirim/Divulgação)

GA

Gabriel Aguiar

Publicado em 12 de maio de 2021 às 11h14.

Última atualização em 18 de dezembro de 2021 às 19h18.

A ITA Transportes Aéreos, nova companhia da Itapemirim, deverá voar pela primeira vez no dia 30 de junho. Mas as vendas de passagens estão previstas para sexta-feira (14), de acordo com entrevista de Tiago Senna, presidente da empresa, ao Canal ASA. E a novata também deixou escapar quais serão os nove destinos, incluindo os três centros de operação já anunciados.

Enquanto os aeroportos de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Guarulhos (SP), servirão de hub, a ITA também voará a Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José dos Pinhais (PR) e Vitória (ES). Só que, por ora, segue sob sigilo qual será a rota inaugural – e quando todos os trajetos previstos na malha aérea estarão disponíveis aos clientes.

As empresas do futuro estão aqui. Conheça os melhores investimentos em ESG na EXAME Invest Pro

Com planos para dez aeronaves na frota, a companhia aérea já recebeu duas unidades do Airbus A320 de geração anterior, que recebem o “sobrenome” ceo para indicar os motores menos eficientes e que também é operado pela Latam no país. Com capacidade para transportar até 180 passageiros, o avião deverá ter a configuração de 162 assentos da finada Avianca Brasil.

Instagram: postagem revelou os destinos (Instagram)

Esse será o terceiro aposta do Grupo Itapemirim – fundado há 67 anos – com a aviação: nos anos 1990, a empresa criou uma divisão de carga operada com jatos Boeing 727 e, há cerca de quatro anos, tentou adquirir a Passaredo (que foi rebatizada como Voepass em 2019). Mas nenhuma dessas tentativas deu certo. Desta vez, o plano já prevê integração com a malha rodoviária.

Com mais de 300 ônibus, a Viação Itapemirim atende 2.700 cidades de 19 estados brasileiros. Fora isso, a ideia é incluir mais oito destinos aéreos até o fim deste ano, totalizando 17 localidades somente com aeronaves, de acordo com o Ministério do Turismo. Também faz parte do grupo uma divisão focada em transporte urbano, com veículos leves sobre trilhos (VLTs) e metrôs.

Procurada, a ITA Transportes Aéreos diz que a entrevista do presidente da companhia foi uma "conversa informal", sem confirmar a data de  início das operações e da venda de passagens.

Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

 

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoAviõescompanhias-aereasTransporte de passageirosTransportes

Mais de Negócios

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades

Tupperware inicia processo de recuperação judicial

Preços do Ozempic devem cair nos EUA com negociação entre Novo Nordisk e governo

Ele perdeu dinheiro ao largar a CLT, sobreviveu ao 'vale da morte' e hoje fatura R$ 300 milhões