Minério de ferro da Vale: novo sistema de preços ajudou balanço (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.
São Paulo - A Vale encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de 3,7 bilhões de dólares. O resultado é mais que o dobro dos 1,6 bilhão de dólares obtidos no primeiro trimestre deste ano. Em comunicado ao mercado no início da noite desta quinta-feira (29/7), a companhia afirmou que os números são os melhores "desde a ocorrência do choque final global no terceiro trimestre de 2008."
A receita operacional da mineradora, no segundo trimestre, foi de 9,9 bilhões de dólares, 45% superior aos 6,8 bilhões obtidos no primeiro trimestre. O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 5,6 bilhões de dólares, contra 2,9 bilhões do início deste ano. De acordo com a empresa, trata-se do terceiro maior ebitda trimestral da história da Vale.
Os investimentos alcançaram 2,4 bilhões de dólares, com 2 bilhões aplicados em crescimento orgânico. A cifra exclui as aquisições.
Os resultados já refletem o novos sistema de precificação de minério de ferro, adotado pela Vale no segundo trimestre. Segundo a companhia, o sistema permite maior flexibilidade, mais eficiência e mais transparência na composição dos preços.