Negócios

Vale pode tentar acordo para processo sobre minério na Guiné

Companhia pode considerar buscar um acordo com a Rio Tinto, dependendo de uma decisão judiciária sobre a mudança do caso de Nova York para Londres


	Vale: "Sobre um acordo ... essa possibilidade sempre existe, mas nesse caso específico, não aceitaremos nenhuma culpa", disse consultor-geral da Vale
 (Meireles Jr./Divulgação)

Vale: "Sobre um acordo ... essa possibilidade sempre existe, mas nesse caso específico, não aceitaremos nenhuma culpa", disse consultor-geral da Vale (Meireles Jr./Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2014 às 07h00.

Melbourne - A mineradora Rio Tinto não quis comentar nesta segunda-feira se está disposta a fechar um acordo para encerrar um processo feito contra a Vale sobre valiosas concessões para a exploração de minério de ferro na Guiné.

O consultor-geral da Vale disse na última sexta-feira que a companhia pode considerar buscar um acordo com a Rio Tinto, dependendo de uma decisão judiciária sobre a mudança do caso de Nova York para Londres.

"Sobre um acordo ... essa possibilidade sempre existe, mas nesse caso específico, não aceitaremos nenhuma culpa", disse o consultor-geral da Vale, Clóvis Torres, a jornalistas em Londres após apresentação a investidores.

"Mas talvez o que é ainda mais absurdo que esse processo é o alto custo dos processos nos Estados Unidos. Então, para evitar um novo absurdo, gastar mais dinheiro, podemos pensar em termos como esses", disse.

A Rio Tinto entrou com um processo em maio alegando que a Vale, o bilionário israelense Beny Steinmetz e a BSG Resources idealizaram um esquema fraudulento para roubar seus direitos sobre a metade norte do depósito de Simandou, considerado um dos melhores veios inexplorados de minério de ferro do mundo.

Steinmetz e a BSGR negaram qualquer conduta errônea.

A Vale, como seus rivais, foi fortemente afetada por uma queda de 50 por cento neste ano no preço do minério de ferro e está tentando cortar custos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasSiderurgia e metalurgiaValeMineraçãoEmpresas inglesasMinériosGuinéRio Tinto

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife