Negócios

Rio Tinto pode tirar Vale do 1º lugar em produção de minério

A Rio Tinto está prestes a empatar com a Vale – ou até mesmo desbancá-la – no posto de maior produtora de minério de ferro do mundo


	Funcionário da Vale: Rio Tinto prevê que a produção de suas minas, incluindo as toneladas alocadas a parceiros, aumentará cerca de 7 por cento neste ano
 (Yusuf Ahmad/Reuters)

Funcionário da Vale: Rio Tinto prevê que a produção de suas minas, incluindo as toneladas alocadas a parceiros, aumentará cerca de 7 por cento neste ano (Yusuf Ahmad/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2016 às 21h15.

A Rio Tinto está prestes a empatar com a Vale – ou até mesmo desbancá-la – no posto de maior produtora de minério de ferro do mundo neste ano já que a mineradora com sede em Londres está expandindo a oferta enquanto sua concorrente enfrenta o impacto do rompimento da barragem da Samarco, sua joint venture, em novembro, no Brasil.

As principais produtoras continuam aumentando a produção, mesmo com o colapso dos preços, buscando expandir a participação de mercado e reduzir os custos através da utilização total de suas redes de minas, ferrovias e portos.

A Rio Tinto prevê que a produção de suas minas, incluindo as toneladas alocadas a parceiros, aumentará cerca de 7 por cento neste ano, para 350 milhões de toneladas, enquanto a Vale reduziu no mês passado sua estimativa para 2016, de 376 milhões de toneladas há um ano para 340 milhões a 350 milhões de toneladas.

“É apenas uma mudança temporária enquanto não forem iniciadas as operações do projeto S11D da Vale, que é enorme”, disse Adrian Doyle, consultor sênior da CRU Group em Sidney, em entrevista por telefone.

A Vale prevê que a produção se expandirá para 420 milhões a 450 milhões de toneladas em 2019 à medida em que a companhia aumentar a oferta, incluindo as 90 milhões de toneladas por ano do ativo S11D no norte do Brasil, que está programado para entrar em atividade no segundo semestre deste ano.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasSiderurgia e metalurgiaValeMineraçãoIndústriaEmpresas inglesasMineradorasRio Tinto

Mais de Negócios

Ele começou no ferro-velho do pai. Hoje, oferece crédito sem taxas para PMEs

Venda da fatia da revista The Economist mobiliza ultrarricos

Como esta empresa de refeições corporativas dobrou receitas em 12 meses

Como uma marca de chocolate saiu do anonimato e passou a valer US$ 230 milhões