Negócios

Vale mantém o foco em minério de ferro, diz Murilo Ferreira

Em entrevista à Folha de S. Paulo, presidente da mineradora reclama do excesso de impostos no Brasil

Murilo Ferreira, da Vale: "A China deve continuar crescendo acima de 8%" (Divulgação/Vale)

Murilo Ferreira, da Vale: "A China deve continuar crescendo acima de 8%" (Divulgação/Vale)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2011 às 09h51.

São Paulo – Há cinco meses no cargo de presidente da Vale, Murilo Ferreira garante que o foco da empresa continuará sendo no minério de ferro.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, na edição deste sábado, o executivo rebate as críticas dos analistas de que a empresa tem investido pouco nos últimos anos.

“De 2007 para cá, foram 44 bilhões de dólares. (...) Nosso foco é minério de ferro, níquel. Queremos manter a posição de liderança que temos nesses dois e crescer em cobre, carvão e fertilizantes.”

Ferreira diz que não faz sentido a afirmação de que a Vale não pode competir na mesma área dos seus clientes. “O mercado mundial (de aço) hoje é de 1,5 bilhão de toneladas. Se fizéssemos projetos, todos dão 8 milhões de toneladas. Não é importante no mundo. Se falassem que estamos entrando com 200 milhões de toneladas, 400 milhões... Isso é raciocínio desprovido de uma avaliação matemática.”

O presidente da Vale acredita que a China continuará crescendo acima de 8% nos próximos anos. Quando o assunto é o aumento de roylaties na mineração, Ferreira diz que não sabe se 1% ou 2% é pouco e salienta que a discussão precisa estar relacionada com a carga tributária, que é “muito elevada” no país. “Somos competitivos ou não? A Vale compete principalmente com Austrália e Índia. (...) Espero que outros impostos sejam reduzidos para manter nossa posição importante.”

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoIndústriaExecutivosImpostosLeãoExecutivos brasileirosMurilo Ferreira

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett