Negócios

Vale iniciará exportação de carvão de Moçambique no 3º tri

A mina de Moatize, em Moçambique, continua no caminho para alcançar a produção de 11 milhões de toneladas de carvão por ano até meados de 2016


	Retroescavadeira opera em mina de carvão da Vale na mina de Moatize, em Moçambique
 (Gianluigi Guercia/AFP)

Retroescavadeira opera em mina de carvão da Vale na mina de Moatize, em Moçambique (Gianluigi Guercia/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2015 às 17h03.

Tóquio - A mineradora Vale pretende começar a exportar carvão ao longo da via férrea e do porto de Nacala, em Moçambique e no Malawi, no terceiro trimestre, após as fortes chuvas danificarem a linha férrea, afirmou à Reuters um executivo da empresa, nesta sexta-feira.

A Vale havia dito anteriormente que iniciaria a exportação de carvão pelo porto de Nacala no primeiro trimestre de 2015.

A mina de Moatize, em Moçambique, continua no caminho para alcançar a produção de 11 milhões de toneladas de carvão por ano até meados de 2016, afirmou também o diretor executivo de Fertilizantes e Carvão da Vale, Roger Downey, nos bastidores do seminário Japan-Africa Mining & Resources Business, em Tóquio. A produção atual é de 7 milhões de toneladas por ano.

O projeto de Moatize da Vale tem sido assolado por problemas de logística, com a dificuldade de construir e expandir a ferrovia e o porto de Nacala, freando aumentos de produção na mina.

A linha férrea corre por 900 km da mina de Moatize, através de Malawi, até o porto de Nacala no Oceano Índico. Downey afirmou que o plano de continuar a aumentar a produção para 22 milhões de toneladas de carvão por ano até 2017 está mantido.

Em dezembro, a Vale vendeu uma participação no projeto para trading japonesa Mitsui & Co. A Mitsui comprou uma participação de pouco menos de 15 por cento na mina e 35 por cento no transporte ferroviário e porto.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoÁfricaComércio exteriorExportaçõesMoçambiqueCarvão

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner