Negócios

Vale faz oferta de compra de empresa sul-africana por US$ 1,125 bilhão

Aquisição faz parte da estratégia da empresa para se tornar um dos maiores produtores mundiais de cobre

Produção de Alumínio da Vale: aquisição de ativos deve ser concluída em 2011 (AGÊNCIA VALE)

Produção de Alumínio da Vale: aquisição de ativos deve ser concluída em 2011 (AGÊNCIA VALE)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2011 às 10h58.

São Paulo - A Vale anunciou nesta sexta-feira (8/4), que acordou os termos de uma oferta para adquirir, por meio de uma subsidiária, o capital total da Metorex Limited (Metorex) por 1,125 bilhão de dólares. A aquisição depende agora da aprovação de pelo menos 75% dos direitos de voto da Metorex. Segundo a Vale, 25,4% do capital social emitido afirmou que votará a favor da operação.

“A aquisição proposta é consistente com nossa estratégia de nos tornarmos um dos maiores produtores de cobre do mundo”, afirmou a empresa em comunicado. “Além disto, a maior parte dos ativos da Metorex estão localizados perto de dois de nossos projetos de cobre na África Central - Konkola North que está em fase de desenvolvimento na Zâmbia e Kalumines em estudo de viabilidade na República Democrática do Congo - o que permitirá a Vale explorar sinergias.” 

A Metorex é uma produtora de cobre e cobalto, com operações no cinturão de cobre africano. A empresa é listada na Johannesburg Stock Exchange, com listagem secundária na Bolsa de Frankfurt, e American Depositary Receipts (ADRs) negociadas no mercado de balcão nos Estados Unidos.

A empresa tem duas minas em operação, Chibuluma localizada na Zâmbia, na qual detém uma participação de 85%, e Ruashi na República Democrática do Congo, na qual detém uma participação de 75%. Chibuluma tem uma capacidade estimada de 18.600 toneladas métricas por ano de cobre contido em concentrado e reservas provadas e prováveis de 3,5 milhões de toneladas métricas.

As operações de Ruashi, que incluem uma planta hidrometalúrgica SX-EW, têm capacidade estimada de 36.000 toneladas métricas por ano de cobre catodo e 4.500 toneladas por ano de cobalto. Além disso, a Metorex tem três projetos na RDC, um em fase de desenvolvimento e dois em fase de exploração.

Em 2010, a Metorex produziu 51.569 toneladas de cobre e 3.622 toneladas de cobalto e encerrou o ano com receita bruta de 432 milhões de dólares e a dívida líquida totalizava 63 milhões de dólares. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoFusões e AquisiçõesNegociações

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente