Negócios

Vale estuda oferta de US$ 25 bi por fabricante de fertilizantes dos EUA

Especulações sobre aquisição da Mosaic derrubam ações da empresa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2012 às 17h56.

A Vale pode comprar a Mosaic, segunda maior fabricante de fertilizante dos Estados Unidos, por 25 bilhões de dólares, informa o jornal O Estado de S. Paulo. Segundo a reportagem a mineradora australiana BHP Billiton também estaria interessada na fabricante americana. A Vale diz que não comenta especulações.

A reportagem, no entanto, fez as ações da Mosaic dispararem no mercado internacional. Os papéis da Vale (VALE5), por outro lado, registravam queda de 1,39%, às 12h12, negociados 29,75 reais. Outras fabricantes basileiras de fertilizantes também eram beneficiadas. As ações preferenciais da Fosfertil tinham alta de 7,44% e as ordinárias da Fertilizantes Heringer subiam 5,19%. No mesmo instante o Ibovespa subia 0,08%, aos 51.336 pontos.

No passado, a Vale já teve participações em empresas de fertilizantes. No ano passado, a empresa chegou a cogitar a compra da Cibrafértil, uma empresa de fertilizantes pertencente à Paranapanema. O mercado tem especulado muito sobre novas aquisições da Vale porque a empresa tem um caixa alto e os preços dos ativos de mineração estão atrativos. No entanto, os analistas veem ativos de carvão, cobre e ferro como os mais prováveis alvos de aquisição.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEmpresas brasileirasFertilizantesFosfértilFusões e AquisiçõesMineraçãoMosaicQuímica e petroquímicaSiderúrgicasValeVale Fertilizantes

Mais de Negócios

15 franquias baratas para empreender sozinho a partir de R$ 4.990

'Contrate pirralhos': a dica de Camila Coutinho para empreender no digital

"Se nada for feito, tarifaço pode gerar demissões e levar empresas à falência", diz CEO da Usaflex

Quais são os livros e filmes que mais influenciam os donos dos negócios que mais crescem no Brasil