Negócios

Vale e Petrobras estão entre as dez mais lucrativas das Américas no trimestre

Apesar da crise, empresas americanas ainda dominam o ranking dos maiores lucros elaborado pela Economática

Mina da Vale: empresa é a brasileira mais lucrativa das Américas (Divulgação/EXAME.com)

Mina da Vale: empresa é a brasileira mais lucrativa das Américas (Divulgação/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2010 às 10h24.

São Paulo - A Vale e a Petrobras estão entre as dez empresas mais lucrativas da América Latina e dos Estados Unidos no terceiro trimestre, de acordo com ranking elaborado pela consultoria Economática. A Vale é a brasileira mais bem colocada e ocupa a terceira posição, com um lucro de 6,229 bilhões de dólares. O desempenho marca um salto da Vale, já que, no mesmo período do ano passado, a mineradora aparecia em 20º no levantamento.

Já a Petrobras, com 5,056 bilhões, ficou em quinto lugar neste ano. Ao contrário da Vale, o resultado significou um retrocesso para a estatal, que ocupou a segunda posição entre os maiores lucros do terceiro trimestre de 2009.

Apesar da crise econômica que ainda afeta os Estados Unidos, o ranking dos maiores lucros do trimestre é dominado por companhias americanas. Das 30 empresas listadas pela Economática, 26 são dessa nacionalidade. Entre elas, está a gigante de telecomunicações AT&T, que lidera a relação com um lucro líquido de 12,339 bilhões de dólares. Em segundo lugar, vem a Exxon Mobil, de petróleo e gás, com 7,350 bilhões.

O Brasil conta com três representantes na relação. Além da Vale e da Petrobras, o outro nome que consta é o Itaú Unibanco, que aparece em 27º na lista, com um lucro de 1,791 bilhão de dólares.

A America Movil, grupo de telecomunicações do bilionário Carlos Slim, é o último representante não-americano na lista da Economática. A empresa mexicana surge em 25º lugar, com um lucro líquido de 1,858 bilhão de dólares. No mesmo período do ano passado, a companhia estava em 26º lugar na relação.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoLucroIndústria

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente