Negócios

Vale divulga balanço em meio a mudanças no conselho e "boom" do ferro

Mineradora deve mostrar um primeiro trimestre excelente, principalmente devido a aumentos na produção, forte demanda chinesa e aumento na cotação do minério

 (Ricardo Teles/Divulgação)

(Ricardo Teles/Divulgação)

Victor Sena

Victor Sena

Publicado em 26 de abril de 2021 às 06h00.

Última atualização em 26 de abril de 2021 às 07h14.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

A mineradora Vale, uma das maiores empresas do país, divulga os resultados financeiros do primeiro trimestre nesta segunda-feira, após o fechamento do mercado financeiro. Assim como a Petrobras, as ações da companhia têm um forte peso no Ibovespa. A Vale está avaliada atualmente em 500 bilhões de reais.

A mineradora deve mostrar um primeiro trimestre excelente, principalmente devido aos aumentos na produção de ferro, à forte demanda chinesa e aumento na cotação do minério.

  • Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.

A valorização do minério é consequência da alta demanda chinesa. O país vive uma aceleração econômica após a estagnação de 2020.

Na sexta-feira, investidores já apostavam no bom resultado financeiro e fizeram com que as ações da companhia subissem, ajudando no valor do Ibovespa no dia.

Segundo a agência de notícias Reuters, a mineradora Vale deverá registrar um significativo aumento nas receitas trimestrais quando publicar seu balanço. 

A média das estimativas de cinco analistas para os resultados da empresa mostra expectativas de aumento de 87,4% na receita, para 13,124 bilhões de dólares, acima dos 7 bilhões de dólares vistos em igual período do ano passado, segundo dados da Refinitiv.

O balanço deste primeiro trimestre de 2021 também será divulgado em meio aos preparativos para a eleição do novo conselho da companhia, marcado para o próximo dia 30 durante uma assembleia geral extraordinária. São 16 candidatos para 12 vagas. A 13ª é uma indicação dos trabalhadores.

A Vale tem diversos investidores internacionais de peso. Conforme lista publicada pela Glass Lewis com os dez maiores investidores, a Capital Research tem quase 18% do capital.

Sozinha equivale a praticamente todo grupo de ex-controladores, com Previ, Bradespar, Mitsui, que somam 21% da empresa. BlacRock, nessa lista, aparece com 6,5%.

Leia outros destaques desta edição da Desperta

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeMinério de ferroPetrobrasVale

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades