Negócios

Vale conclui acordo com Petrobras para produzir potássio

O novo contrato, cujos detalhes serão divulgados em breve, envolverá "ajustes mínimos" no acordo anterior entre as duas companhias

Atualmente, a Vale é a única produtora de potássio no País, com capacidade anual de 750 mil toneladas na mina de Taquari Vassouras (Agência Vale/EXAME.com)

Atualmente, a Vale é a única produtora de potássio no País, com capacidade anual de 750 mil toneladas na mina de Taquari Vassouras (Agência Vale/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2011 às 15h51.

Rio de Janeiro - A Vale afirmou hoje que concluiu um acordo com a Petrobras, permitindo que a mineradora continue produzindo potássio em um campo da Petrobras em Sergipe. O novo contrato, cujos detalhes serão divulgados em breve, envolverá "ajustes mínimos" no acordo anterior entre as duas companhias, afirmaram diretores da Vale à imprensa, em Londres. Eles acrescentaram que o mercado de fertilizantes do Brasil cresce 6% ao ano.

Atualmente, a Vale é a única produtora de potássio no País, com capacidade anual de 750 mil toneladas na mina de Taquari Vassouras, em Sergipe, que pertence à Petrobras. A mina tem custo operacional de US$ 174 por tonelada e vida produtiva de apenas nove anos. A Vale continua discutindo com a Petrobras a possibilidade de produzir potássio na mina de Carnalita, também em Sergipe e igualmente da petrolífera. Caranalita, que tem potencial para produzir 1,2 milhão de toneladas, fica em terras onde a Petrobras também descobriu petróleo. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoParcerias empresariais

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner