Negócios

Vale avalia adesão a programa de refinanciamento de dívida

Segundo presidente, empresa ainda não chegou a uma conclusão sobre o programa Refis, que tem prazo de adesão até dia 29 deste mês


	Refinaria da Vale: companhia tem questionado na Justiça multas bilionárias aplicadas pela Fazenda com relação a incidência de lucros no exterior
 (Adriano Machado/Bloomberg News)

Refinaria da Vale: companhia tem questionado na Justiça multas bilionárias aplicadas pela Fazenda com relação a incidência de lucros no exterior (Adriano Machado/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2013 às 17h31.

Rio de Janeiro - A Vale está analisando se vai aderir ao programa de parcelamento de dívidas tributárias do governo brasileiro, em decisão que poderá dar destino a uma cobrança da ordem de 30 bilhões de reais pela Fazenda relativa impostos sobre lucros no exterior.

A empresa ainda não chegou a uma conclusão sobre o programa Refis, que tem prazo de adesão até dia 29 deste mês, afirmou nesta quinta-feira o presidente da mineradora, Murilo Ferreira.

"O assunto é complexo, não conseguimos analisar isoladamente... e chegar a uma conclusão. Teremos de levar isso ao Conselho de Administração... Precisamos analisar o pacote como um todo para avaliar méritos e deméritos de uma decisão", afirmou o executivo em teleconferência para comentar os resultados do terceiro trimestre divulgados na véspera.

A Vale tem questionado na Justiça cobranças bilionárias feitas pela Fazenda com relação a incidência de lucros no exterior. Outras empresas brasileiras com operações em outros países têm discutido o mesmo.

Ferreira estimou que a diretoria da companhia precisará de cerca de dez dias após ter uma visão completa do assunto para avaliar a adesão ao Refis.

"A decisão será tomada pelo conselho de forma única, decisão importante, contempla valor expressivo", acrescentou o executivo.

Portaria do Ministério da Fazenda publicada no final de outubro definiu que as multinacionais com dívidas relativas ao Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) terão alternativa de pagamento à vista, com redução de encargos e juros, ou parcelado, em até 120 prestações.

Desinvestimento

O presidente da segunda maior mineradora do mundo disse nesta quinta-feira, após a empresa anunciar forte alta no lucro trimestral na véspera, que a companhia "está trabalhando duro" para vender seus ativos não-essenciais, a fim de reduzir custos e controlar suas dívidas.


Mas Ferreira observou que os desinvestimentos serão feitos com prudência.

"A Vale não fará desinvestimentos a qualquer preço", disse o CEO.

De olho no controle de gastos, a maior produtora de minério de ferro do mundo ainda buscará formas de compensar custos que virão com o início da operação de seus novos projetos, disse o diretor financeiro da mineradora, Luciano Siani, na mesma ocasião.

Valemax

A Vale sinalizou que continuará contratando armadores chineses para tocar as operações de seus navios no país, que é o maior consumidor do seu minério de ferro.

O diretor de Ferrosos e Estratégia da Vale, José Carlos Martins, afirmou que a companhia tende a continuar buscando trabalhar com armadores, a exemplo do acordo que firmou recentemente com a estatal chinesa Shandong.

A Shandong Shipping Corporation assinou um acordo de 500 milhões de dólares com a mineradora para operar quatro dos navios gigantes da companhia, de acordo com nota da agência oficial de notícias Xinhua.

O acordo prevê que a Vale deve entregar quatro navios de 400 mil toneladas para uma joint venture operada pela Shandong.

A Vale tem expectative de que o acordo com a empresa chinesa facilite a entrada de seus navios na China, mas o contrato não prevê tal condição, afirmou Martins.

O Ministério do Transporte da China barrou os meganavios nos portos no início de 2012, citando preocupações de segurança depois que o primeiro navio de 400 mil atracou no porto de Dalian, em dezembro de 2011.

Atualizado às 18h31min.

Acompanhe tudo sobre:Dívidas empresariaisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasImpostosLeãoMineraçãoSiderúrgicasVale

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem