Siderurgia: Usiminas deve ser afetada por preço do minério (Fabian Bimmer/Reuters)
Mariana Desidério
Publicado em 29 de outubro de 2021 às 06h00.
A siderúrgica Usiminas divulga resultados do terceiro trimestre nesta sexta-feira em meio à forte queda no preço do minério de ferro e após lucro recorde reportado no trimestre anterior.
Uma projeção do banco Credit Suisse espera crescimento de 9% na receita da Usiminas de aço no mercado doméstico no terceiro trimestre de 2021. No entanto, na base consolidada, que considera siderurgia e mineração, a expectativa é de queda de 11% na ebitda no trimestre, justamente por pressão da divisão de mineração.
Durante todo o mês de setembro, o minério de ferro ficou na casa do 110 dólares a tonelada. No trimestre anterior, os valores chegaram a passar dos 200 dólares, principalmente porque as siderúrgicas da China têm encomendado menos minério das mineradoras brasileiras.
O resultado da mineradora Vale, divulgado ontem, já refletiu a queda no valor da commodity. No terceiro trimestre, o lucro da mineradora caiu para 3,8 bilhões de dólares, ante 7,5 bilhões de dólares no segundo trimestre de 2021.
A Usiminas vem de um bom momento. A companhia apresentou ótimos resultados no trimestre passado, com lucro líquido de 4,5 bilhões de reais, ante um prejuízo de 395 milhões de reais no mesmo período do ano anterior.
A receita líquida da mineradora chegou a 9,6 bilhões de reais no período, alta de 35,8% em relação ao primeiro trimestre do ano, e de 296% na comparação anual. Os números divulgados hoje vão indicar o tamanho do impacto do preço do minério nos resultados da empresa.