Negócios

Usiminas divulga lista de candidatos ao Conselho

Mandato dos novos membros do Conselho vai até a assembleia geral ordinária de 2016, informou a empresa


	Paulo Penido: a rixa dos dois grupos torna improvável uma reeleição do atual presidente do conselho da empresa
 (Alisson J. Silva/DIARIO DO COMERCIO)

Paulo Penido: a rixa dos dois grupos torna improvável uma reeleição do atual presidente do conselho da empresa (Alisson J. Silva/DIARIO DO COMERCIO)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2015 às 09h21.

São Paulo - A Usiminas divulgou na noite de quarta-feira lista de candidatos ao Conselho de Administração da companhia indicados por seus acionistas controladores, antes de uma assembleia extraordinária para eleger o presidente e outros membros do conselho.

A assembleia foi convocada para 6 de abril, após meses de disputas entre os grupos Ternium-Techint e Nippon Steel pelo comando da siderúrgica, que causaram a demissão do presidente da companhia e outros dois altos executivos em setembro passado.

A rixa dos dois grupos torna improvável uma reeleição do atual presidente do conselho da empresa, Paulo Penido, que foi indicado pelos controladores para permanecer no conselho.

Entre os candidatos indicados na lista, recebida até a véspera, constam, além de Penido, Eiji Hashimoto, atualmente diretor-executivo da Nippon Steel & Sumitomo Metal no Japão; Fumihiko Wada, consultor corporativo da Nippon Steel e diretor-presidente da Nippon Usiminas; e Rita Assis Fonseca, diretora-presidente da Previdência Usiminas.

O mandato dos novos membros do Conselho vai até a assembleia geral ordinária de 2016, informou a empresa. Também foram indicados quatro membros suplentes.

A Usiminas disse não ter recebido até quarta-feira indicações de candidatos pelos acionistas minoritários. As ações ordinárias da Usiminas têm disparado nos últimos pregões.

Segundo profissionais do mercado, o comportamento do papel estaria ligado a movimentos do empresário Lirio Parisotto, acionista minoritário por meio do fundo L.Par, visando disputa no Conselho da siderúrgica, bem como do grupo Ternium-Techint.

Acompanhe tudo sobre:Conselhos de administraçãoEmpresasEmpresas abertasEmpresas japonesasgestao-de-negociosNippon SteelSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicasUsiminas

Mais de Negócios

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores

Startups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificial

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões