A ação preferencial da Usiminas amargou queda de 1,69 por cento nesta sexta (Divulgação/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 12 de novembro de 2010 às 22h23.
São Paulo - A Usiminas informou na noite de sexta-feira que decidiu pelo cancelamento do projeto de construção de uma nova usina em Santana do Paraíso, em Minas Gerais, devido à sua baixa atratividade dadas as condições atuais do mercado.
Segundo a empresa, o conselho de administração "optou por aprofundar estudos para aumento de competitividade das operações industriais em siderurgia, objetivando posicionar melhor a empresa para capturar as oportunidades no mercado brasileiro de aço".
Para isso, pretende otimizar as plantas de Ipatinga (MG) e Cubatão (SP) para reduzir custos, melhorar qualidade e equilibrar a capacidade de produção de aço com a de laminação, atualmente em expansão.
A Usiminas também buscará a "melhoria da eficiência energética com revisão do balanço energético, incluindo um maior aproveitamento de gases gerados no processo produtivo."
Em outro comunicado ao mercado nesta noite, a empresa informou que aprovou o investimento de 550 milhões de reais para sua controlada Mineração Usiminas.
O montante refere-se à primeira etapa do Plano de Expansão da Capacidade Produtiva, "o que permitirá a empresa alcançar, no segundo semestre de 2012, a capacidade produtiva de 12 milhões de toneladas anuais, superando os atuais 7 milhões.
A ação preferencial da Usiminas amargou queda de 1,69 por cento, a 22,17 reais, na Bovespa na sexta-feira.