Negócios

Uma rede em expansão

Pioneira no conceito “top to all”, a rede de academias Allp Fit deve faturar 220 milhões de reais em 2024 — um salto de 450% em relação ao ano passado

ANDERSON 
FRANCO: 
FUNDADOR E 
CEO DA ALLP FIT (Eduardo Frazão /Divulgação)

ANDERSON FRANCO: FUNDADOR E CEO DA ALLP FIT (Eduardo Frazão /Divulgação)

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 26 de julho de 2024 às 15h00.

Última atualização em 29 de julho de 2024 às 10h12.

Lançada em 2023 pelo empresário mineiro Anderson Franco, a rede de academias Allp Fit surgiu em 2023 com uma proposta muito clara: oferecer uma experiência de alto padrão a preços acessíveis. Com planos que vão de 89,90 a 189,90 reais por mês, a ideia é ir além dos treinamentos convencionais e oferecer aos alunos diferenciais como scanner corporal, sauna, área kids com monitor, sala VIP, spa com cadeira de massagem, coach de performance e até doses de pré-treino e whey protein. “Eu vim da classe C e sei que muitas pessoas gostariam de pagar por um clube, mas não têm condição. Por isso, a ideia da Allp Fit é ir na contramão do mercado low cost e fazer da academia um ambiente de happy hour e conexão”, diz Franco.

De origem humilde, o empresário mineiro conseguiu decifrar e criar um modelo de negócios que fosse exatamente ao encontro daquilo que o seu público-alvo buscava. A estratégia deu certo. Um ano depois, o negócio com base no conceito “Top to all”, cuja pro - posta é entregar o melhor para todos, vem se mostrando muito bem-sucedido. E lucrativo. Com um investimento que deve superar a casa dos 500 milhões de reais até o final de 2024, a Allp Fit pretende ampliar de 26 para 100 o número de unidades até o final do ano, saltando de 60 mil alunos para mais de 300 mil alunos. A projeção de faturamento é de cerca de 220 milhões de reais — 450% superior em relação ao ano anterior.

MERCADO AQUECIDO

A visão otimista da Allp Fit acom - panha o bom momento do setor. Uma pesquisa recente do Itaú mostra que os gastos com academias e produtos fitness cresceram 35% em 2023 em relação ao ano anterior. Em uma análise isolada das categorias levando em conta as transações feitas tanto com cartão como por Pix, o maior crescimento foi em gastos de suplementação — uma alta de 35,4% no valor transacionado e de 32,8% na quantidade de transações. Enquanto isso, as redes de academias tiveram crescimento de 27,7% em volume e de 25% na quantidade de transações.

Não à toa, além de investir na expansão das academias por meio de franquias, a Allp Fit tem, entre as estratégias para escalar o negócio, a Allp Fit Home — uma plataforma online fitness que oferece via app de treinos específicos e até estratégias de alimentação por menos de 1 real por mês e que já soma mais de 120.000 usuários —; e a Allp Supplements, com uma linha de suplementos com mais de 15 produtos que ajudam a potencializar o resultado dos treinos. “As empresas mudam muito rapidamente e, se você não pensar nas novas necessidades de seu cliente, ele vai acabar indo para o concorrente”, diz Franco.

Referência no mercado: Allpfit muda o jogo no segmento de academias, combinando alta qualidade e preços justos (Allpfit/Divulgação)

MODELO DE FRANQUIA

Com a consolidação da Allp Fit, o empresário tem agora planos ambiciosos para a expansão da rede por todo o país — e pretende tornar a marca referência no segmento. Para isso, conta com uma rede de empreendedores que enxergam no modelo de franquia uma margem de lucro atraente. É o caso de Danilo de Oliveira Chagas, que em janeiro deste ano inaugurou uma unidade da Allp Fit em Itabuna, na Bahia. O que ele não esperava era que, seis meses depois, já teria 3.850 alunos. “Eu já era franqueado do Cartão de TODOS e vi, na Allp Fit, mais uma oportunidade de investimento, principalmente pelo fato de ambos os negócios seguirem os mesmos princípios da Administração Solidária”, diz Chagas.

Com um investimento de cerca de 4 milhões de reais na franquia e um retorno sobre investimento (ROI) de 3,84% ao mês, ele espera recuperar o valor aportado em um prazo de até 26 meses. Enquanto isso, planeja a abertura de mais duas unidades na Bahia — uma em Itabuna, onde ele instalou sua primeira academia, e outra em Eunápolis. “O que mais me surpreendeu foi a estrutura e o suporte impecáveis da franqueadora. Isso torna a implantação e o desenvolvimento do negócio muito mais fáceis”, garante Chagas.

Meta ambiciosa: a Allpfit espera um crescimento de 450% no faturamento de 2024 (Allpfit/Divulgação)

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Além do lucro com propósito, os franqueados da Allp Fit podem esperar bastante investimento em tecnologia e inovação. Só neste ano, Franco viajou para países como Estados Unidos, Alemanha, China, Taiwan e Dubai em busca de inspiração. As viagens são também uma oportunidade de se relacionar com fornecedores como a Matrix, uma das principais fabricantes do mundo de equipamentos de ginástica. “Visitamos a fábrica deles na Ásia para conhecer pessoalmente o fundador da empresa. Os chineses são muito acolhedores e gostam de conhecer as pessoas com quem vão fazer negócios”, diz Franco. O próximo passo, diz ele, é incentivar a Matrix a se instalar por aqui para que a produção dos equipamentos seja local. “Empreender é criar processos, é entregar mais por menor preço, é gerar eficiência”, diz Franco. E tudo isso, diz ele, sem deixar de olhar para cada um dos stakeholders. “Minha maior preocupação é entregar excelência para alunos, investidores e comunidade. Com isso, acredito que vamos conseguir tornar realidade o sonho de transformar a Allp Fit em referência no mercado fitness brasileiro.”

Acompanhe tudo sobre:Allp Fitbranded-content

Mais de Negócios

Imigrante polonês vai de 'quebrado' a bilionário nos EUA em 23 anos

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira

A força do afroempreendedorismo

Mitsubishi Cup celebra 25 anos fazendo do rally um estilo de vida