Negócios

TSMC prevê alta da receita no trimestre de lançamento do iPhone X

O maior fabricante de chips por contrato do mundo também espera um crescimento anual da receita de 5 a 10 por cento nos próximos anos

iPhone X: demanda por celulares cada vez mais potentes elevou os preços das ações dos fabricantes de chips este ano (Stephen Lam/Reuters)

iPhone X: demanda por celulares cada vez mais potentes elevou os preços das ações dos fabricantes de chips este ano (Stephen Lam/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 19 de outubro de 2017 às 14h23.

Taipé - A Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) disse que a demanda de fabricantes de dispositivos móveis provavelmente impulsionará o crescimento da receita no último trimestre do ano para 10 por cento, ante o trimestre imediatamente anterior, em um período em que a Apple inicia as vendas de seu iPhone X.

O maior fabricante de chips por contrato do mundo também espera um crescimento anual da receita de 5 a 10 por cento nos próximos anos, e despesas de capital um pouco acima de 10 bilhões de dólares, disseram executivos ao divulgarem os resultado trimestral nesta quinta-feira.

A TSMC divulgou queda de 7,1 por cento no lucro do terceiro trimestre, um declínio ligeiramente mais suave do que os analistas estimavam. A receita aumentou 1,5 por cento, superando marginalmente a previsão da empresa.

A demanda por celulares cada vez mais potentes, bem como por servidores para computação em nuvem, elevou os preços das ações dos fabricantes de chips este ano, com a TSMC saltando 68 por cento. O crescimento global do mercado de chips neste ano provavelmente será 16 por cento, disse a empresa.

Mas a concorrência deve aumentar. A sul-coreana Samsung Electronics, maior fabricante de chips de memória do mundo, planeja triplicar sua participação no mercado de produção de chips por contrato dentro de cinco anos.

No terceiro trimestre, o lucro foi de 89,93 bilhões de dólares taiuanêses (2,98 bilhões de dólares) contra a média de 88,19 bilhões de dólares taiuanêses prevista por analistas em uma pesquisa da Thomson Reuters. A receita chegou a 8,32 bilhões de dólares e a margem operacional foi de 38,9 por cento.

A TSMC previu uma receita de 9,1 bilhões a 9,2 bilhões de dólares para o quarto trimestre, com uma margem operacional entre 37 e 39 por cento. Durante o último trimestre do ano, a Apple começa a comercializar o iPhone X que, conforme as expectativas, deve utilizar chips fabricados pela TSMC.

Acompanhe tudo sobre:FábricasiPhoneiPhone XSmartphones

Mais de Negócios

Quem é o bilionário indonésio que ficou 10 vezes mais rico em 18 meses?

Sete milionários que escolheram não deixar sua fortura para os filhos

Eles criaram um van elétrica do zero no interior do RS. Hoje já fazem R$ 35 milhões pelas ruas do BR

Bolsa Família, bets e asiáticas: as pedras no sapato da indústria de calçados