Negócios

Trump agradece Ford por cancelar investimento no México

A Ford anunciou nesta terça-feira de forma surpreendente o cancelamento da construção da fábrica de San Luis Potosí

Trump: "Obrigado, Ford, por cancelar uma nova fábrica no México e criar 700 novos empregos nos EUA. Este é o início, vem muito mais" (Jonathan Ernst/Reuters)

Trump: "Obrigado, Ford, por cancelar uma nova fábrica no México e criar 700 novos empregos nos EUA. Este é o início, vem muito mais" (Jonathan Ernst/Reuters)

E

EFE

Publicado em 4 de janeiro de 2017 às 16h04.

Washington - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu à Ford nesta quarta-feira por sua decisão de cancelar um investimento de US$ 1,6 bilhão no México para construir uma unidade de montagem de veículos em San Luis Potosí.

"Obrigado, Ford, por cancelar uma nova fábrica no México e criar 700 novos empregos nos EUA. Este é o início, vem muito mais", escreveu Trump em sua conta no Twiiter.

A Ford anunciou nesta terça-feira de forma surpreendente o cancelamento da construção da fábrica de San Luis Potosí, onde a montadora americana pretendia produzir o novo Ford Focus.

Até então, a Ford tinha se negado a modificar seus planos de investimento.

O presidente da Ford, Mark Fields, declarou na própria terça-feira que o cancelamento do investimento no México é um "voto de confiança" da empresa em Trump e suas políticas.

Embora a Ford tenha anunciado que não construirá a fábrica, também afirmou que manterá seus planos de produzir o novo Focus no México, utilizando a unidade que já existe na cidade de Hermosillo.

O cancelamento do investimento de US$ 1,6 bilhão no México é anunciado depois que Trump ameaçou a Ford meses atrás com a imposição de tarifas alfandegárias de até 35% aos veículos produzidos no México e que são exportados aos Estados Unidos.

Trump não esclareceu hoje se imporá tarifas alfandegárias aos Focus que a Ford produzirá em Hermosillo para exportar aos Estados Unidos após o cancelamento da construção da fábrica de San Luis Potosí.

Também nesta terça-feira Trump ameaçou com a imposição de tarifas alfandegárias a General Motors (GM), por produzir uma das versões do Chevrolet Cruze no México.

A GM esclareceu posteriormente que a maioria da produção do Cruze é realizada nos Estados Unidos e que só uma pequena fração dos veículos desse modelo vendidos no país são importados do México.

Acompanhe tudo sobre:FordDonald Trump

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner