Negócios

Tribunal sueco impede BP de explorar petróleo no Ártico

Justiça considerou que a joint venture criada entre a petroleira inglesa e a russa Rosneft fere os direitos dos acionistas minoritários

O acordo entre BP e Rosneft foi fechado em janeiro (Arquivo)

O acordo entre BP e Rosneft foi fechado em janeiro (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2013 às 13h09.

Moscou - Um tribunal de Estocolmo decidiu impedir que a petroleira BP junto à russa Rosneft explorassem conjuntamente petróleo no Ártico, informaram fontes oficiais nesta quinta-feira.

A empresa britânica divulgou um comunicado enfatizando que "continuará comprometida com a parceria com a Rússia" e procurará outras maneiras de completar o "acordo histórico".

O acordo fechado em janeiro deu à Rosneft 5% das ações ordinárias (com direito a voto) na BP em troca de aproximadamente 9,5% de fatia na companhia russa.

A BP e a Rosneft também concordaram em explorar e desenvolver três blocos licenciados da Rosneft no Ártico continental - uma região de 125.000 quilômetros quadrados com potencial de 5 bilhões de toneladas de petróleo e 3 trilhões de metros cúbicos de gás.

Mas sua implementação foi bloqueada pelos tribunais em meio ao argumento de que a joint venture entre BP e a empresa russa violariam os acordos com acionistas minoritários.

Acompanhe tudo sobre:BPEmpresasEmpresas inglesasEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralJustiçaPetróleoRosneft

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades