Cisão da telefonia móvel da Toshiba pode melhorar chances de manter elos estreitos com a Apple (Sean Gallup/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 11 de março de 2011 às 23h19.
San Francisco / Londres - O mais forte tremor já registrado no Japão interrompeu por um momento a produção das fábricas de chips da Toshiba na sexta-feira e pode atrasar importantes embarques, embora a SanDisk, sócia da Toshiba, tenha afirmado que as perdas na produção foram pequenas.</p>
O terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o nordeste japonês pode ter matado mais de mil pessoas e deve reduzir a oferta de chips do país, que responde por um quinto da produção mundial.
As ações da Micron Technology saltaram 3,17 por cento, por expectativas de que os preços para chips de memória flash NAND, usados em smartphones e tablets, subam como consequência do abalo. Os papéis da SanDisk subiram 1,8 por cento, abandonando a maior parte dos ganhos no fechamento.
A Toshiba e a SanDisk compartilham fábricas de alta tecnologia em Yokkaichi, onde são produzidos chips NAND, cada vez mais solicitados pela Apple e outras fabricantes de aparelhos móveis.